Notícias


Acompanhe as mobilizações do Conselho e suas subsedes no #CRPSPAcontece


Publicado em: 28 de fevereiro de 2024

#OficinasCensoPsi
Representantes dos Conselhos Regionais do Sudeste (CRP SP, CRP MG, CRP ES e CRP RJ) participaram de oficinas imersivas sobre o Censo da Psicologia 2022, extenso mapeamento sobre o perfil e atuações das psicólogas e dos psicólogos no Brasil, realizado pelo CFP. Intitulado “Quem faz a Psicologia Brasileira? Um olhar sobre o presente para construir o futuro”, o documento revela importantes aspectos da categoria e serviu de base para a elaboração de projetos a serem implementados pelos Conselhos Regionais. As oficinas contaram com mentorias para construção de planos de ação e aceleração desses projetos. O encontro ocorreu em Vitória (ES) nos dias 02 e 03/02, contando com delegação do CRP SP composta pelas conselheiras presidenta Talita F. de Carvalho, secretária Marta E. de Lima, Mônica Cintrão,  conselheiros tesoureiro Eduardo M. Pedrozo e Dreyf de Assis Gonçalves e assessoria e gerência técnica.
 
FOTO 1 e 2 – Conselheiras e conselheiros do CRP SP em ação nas oficinas.

#Metropolitana
A Comissão Gestora da Subsede Metropolitana, composta pelas conselheiras Camila Prandini, Sonia Maria Motinho da Silva, Fabiana Macena Luiz, Lilian Suzuki e Valeria Campinas Braunstein, conduziu apresentação sobre o território e suas articulações durante a plenária ordinária de 27/01. A subsede concentra 40% da categoria no estado, tendo realizado cerca de 6.5 mil orientações a psicólogas e psicólogos no ano passado, e atua, por meio de suas subcomissões, em importantes pautas territoriais, como Educação, Psicologia do Tráfego, Clínica e Psicoterapias, entre outras.
 
FOTO 3 – Integrantes da Comissão Gestora acompanhadas de conselheiras e conselheiros do território.

#PlenáriaOrdinária
Em 27/01, o XVII Plenário à frente da gestão do CRP SP esteve reunido na plenária ordinária de janeiro, ocorrida na sede do Conselho na cidade de São Paulo. Foram abordadas questões importantes para a categoria e a Psicologia no estado e pelo exercício ético.

FOTO 4 – Participantes da primeira plenária do ano no CRP SP.

#ViolênciadeEstado
O enfrentamento às violências de Estado e ao consequente sofrimento gerado em suas vítimas e pessoas enlutadas está entre as pautas de defesa das Comissões de Direitos Humanos (CDHs) dos Conselhos Regionais de Psicologia. Neste sentido, o CRP SP tem articulado reuniões para construção de ações no território de Sapopemba por meio de sua CDH e também da Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais (CRER)
 
FOTO 5 – Conselheira presidenta do CRP SP, Talita F. de Carvalho e integrantes da CRER conselheira Maria da Glória Calado e colaboradora Júlia Conceição, em reunião com o Centro de Direitos Humanos de Sapopemba.

#Mediação
Nos dias 18 e 19/01, em Belo Horizonte (MG), aconteceu o I Encontro presencial do Grupo de Trabalho sobre Meios Consensuais de Solução de Conflitos da Região Sudeste, contando com as presenças de conselheiras e conselheiros do CRP SP, CRP MG, CRP ES e CRP RJ. A atividade promoveu a troca e partilha de experiência e vivências entre os regionais, sistematizando informações, métodos e diretrizes para eventuais impasses surgidos nos processos e julgamentos éticos conduzidos pelos Conselhos. A delegação do CRP SP foi composta pela conselheira secretaria e também presidenta da Câmara de Mediação (CAM COE), Marta E. de Lima, pela coordenadora de Ética Luciana Mantovani e pelo colaborador Rodrigo Toledo.
 
FOTO 6
 Conselheiras e conselheiros do CRP SP, CRP MG, CRP ES e CRP RJ reunidos em Belo Horizonte.

#PsicologiaEscolar
Entre os dias 28 e 30/01, diversas psicólogas estiveram atuando na Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2024, cujo tema central voltou-se à política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. Comprometido ética e politicamente com a educação brasileira, as Conselheiras que ocupam os espaços de controle social da Educação compuseram a delegação de São Paulo e destacaram duas pautas de extrema relevância para a categoria: a efetiva implementação da Lei 13.935/2019 (que assegura a presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas equipes multiprofissionais da rede pública de educação básica em todo o país) e a oposição à abertura de cursos EAD na Psicologia. O CONAE é um dos principais momentos de criação e recondução das políticas voltadas à Educação no país inteiro e ocorre em Brasília.
 
FOTO 7 Delegação do CRP SP no CONAE

#SegurançaAlimentar
No dia 31/01, aconteceu a inauguração do Projeto Estadual COZINHALIMENTO - presente em mais de 120 municípios paulistas como parte do "Programa de Alimentação e Nutrição para Populações Carentes". A membra da Comissão Gestora da Subsede Bauru, Vitória Regina, que também é conselheira titular no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Bauru (COMSEA), esteve presente articulando pelo CRP SP. A reivindicação de acesso às Políticas Públicas no campo da alimentação atravessa as áreas da educação, assistência e se configura como uma questão de saúde pública e direito humano básico, constitucional e fundamental a ser garantido.
 
FOTO 8  Participantes do encontro no diálogo sobre Segurança Alimentar.

#ReduçãodeDanos
Nos dias 10 e 12/02, o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Outras Drogas (COMAD) se fez presente com uma tenda de redução de danos, junto do Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA), do Conselho Regional de Psicologia de SP (CRP SP) e do Coletivo de Redução de Danos Bem Te Vi. Houve distribuição de materiais do CRP SP sobre a luta antimanicomial, medicalização, defesa do SUS, CRAS e CREAS, resoluções para atendimento às pessoas Transexuais e Travestis, distribuição de testes rápidos de HIV/Aids, preservativos e lubrificantes, material informativo sobre IST's e prevenção combinada, e muito mais!
 
FOTO 9 Participantes da ação unidos em tenda de redução de danos no carnaval 2024.

#DireitosHumanos #IES
No dia 07/02, aconteceu a abertura da semana de recepção dos novos ingressantes do curso de Psicologia da Uninove de Bauru, onde as representantes desta Subsede, Vitória Regina e Lana Padovini, realizaram uma Roda de Conversa sobre Direitos Humanos com apoio e participação dos professores e coordenadoras do curso de Psicologia, engajando estudantes através de um potente debate sobre o compromisso social e ético-político da profissão.
 
FOTO 10  Representantes do CRP Bauru em roda de conversa com estudantes da Uninove do município

 

#ParaTodosVerem
Foto 1 - Fotografia de conselheiras e conselheiros do CRP SP participando de ação do CensoPsi. A presidenta Talita F. de Carvalho, e o Conselheiro Dreyf de Assis Gonçalves estão segurando e olhando para um documento. (fim da descrição)
   
Foto 2 - Fotografia de conselheiras e conselheiros do CRP SP participando de ação do CensoPsi. Os conselheiros estão reunidos conversando, a conselheira Marta Eliane segura um cartaz com post-its e mostra para os demais participantes. (fim da descrição)
   
Foto 3 -
Fotografia de conselheiras e conselheiros do CRP SP participando de apresentação sobre o território no auditório da Subsede Metropolitana. Eles estão em pé, unidos e sorrindo para a câmera. Ao fundo, cadeiras estão dispostas. (fim da descrição)
 
Foto 4 - Fotografia de conselheiras e conselheiros do CRP SP e Subsedes participando de plenária no auditório da Subsede Metropolitana. Alguns estão em pé e outros sentados, unidos e sorrindo para a câmera. Ao fundo, cadeiras estão dispostas e a tela de projeção mostra o slide da apresentação. (fim da descrição)

Foto 5 - Fotografia dos participantes da reunião com o Centro de Direitos Humanos de Sapopemba. Eles estão sentados, encostados na mesa, sorrindo e olhando para a câmera. Na mesa, há folhas de papel, unidades do Jornal Psi, canetas e copos de água. (fim da descrição)

Foto 6 - Fotografia de representantes dos Conselhos Regionais do Sudeste participando de grupo de trabalho. Eles estão todos em pé, unidos, sorrindo e olhando para a câmera. Ao fundo, logo do CRP MG em uma parede preta. (fim da descrição)
   
Foto 7 - Fotografia de representantes do CRP SP participando do CONAE 2024 em Brasília. Eles estão em pé, unidos e olhando para a câmera. Ao fundo, pessoas transitando e carros estacionados. (fim da descrição)

Foto 8 - Fotografia da representante da Subsede Bauru, Vitória Regina, com representantes do projeto Estadual CozinhAlimento. Eles estão todo em pé, unidos e olhando para a câmera. Ao fundo, placa de sinalização do projeto, algumas plantas e paredes lisas. (fim da descrição)

Foto 9 - Fotografia de representantes do CRP SP com representantes de outras entidades na tenda de redução de danos do carnaval deste ano. Alguns estão em pé e outros agachados, todos unidos e olhando para a câmera. Ao fundo, faixas informativas estão expostas. (fim da descrição)
 
 
Foto 10 -
Fotografia de representantes da Subsede Bauru em roda de conversa com estudantes da Uninove do município. Eles estão unidos em uma sala, alguns em pé e outros sentados no chão. Ao fundo, uma lousa em branco e cadeiras estão dispostas. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos