Notícias


08 de abril - Dia Internacional das Pessoas Ciganas


Publicado em: 8 de abril de 2024

Desde o primeiro Congresso Mundial Romani, realizado no ano de 1971, que a data de 8 de abril passou a ser celebrada anualmente como o Dia Internacional das Pessoas Ciganas

O encontro foi um marco na luta pela garantia de direitos desses povos. Na ocasião, foi escolhido o hino, a designação da etnia romani e sua bandeira símbolo. As cores verde e azul, além de representar o céu e a natureza, remetem à Associação Geral dos Ciganos da Romênia. Também foi incluída uma roda vermelha de dezesseis aros, em referência ao símbolo presente na bandeira da Índia, uma homenagem ao país de origem de muitas pessoas e ao próprio nomadismo, o movimento imprescindível à vida.

Em 2020, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) com Povos Tradicionais, produzido pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Com informações sobre os cuidados necessários à saúde das pessoas ciganas, a publicação é uma forma de convocar a categoria para um olhar atento, respeitoso e crítico em relação às particularidades desses povos. 

O atendimento de psicólogas e psicólogos deve levar em conta a articulação com as Políticas Públicas, em especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também é preciso estar em constante atualização em relação a cultura, valores e costumes desses povos, para não ferir, negligenciar ou desconsiderar suas formas de vida, respeitando crenças e relações com o território.

É preciso objetivar a inclusão da pessoa cigana na sociedade. A partir do lema a terra é meu lar, o céu é o meu teto e a liberdade é a minha religião, é possível entender aspectos fundamentais para esses povos: o respeito pelas suas origens, sua cultura e diversidade.

Diferenças que constroem: compromisso social e ético da Psicologia no combate à discriminação racial.

#PovoCigano  #DireitosHumanos  #Psicologia

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, nas laterais inferiores, grafismos triangulares em verde e azul. Ao fundo, imagem da bandeira do povo cigano. No canto inferior esquerdo, ícone de um calendário branco. Letreiro: “oito de abril. Dia internacional das pessoas ciganas”. No rodapé, logo do CRP SP junto do selo de cinquenta anos da autarquia e logo do mote. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos