Notícias


14 de abril - Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva


Publicado em: 14 de abril de 2024

Construindo Caminhos: Reflexões sobre o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva

No Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, manifestamos nosso compromisso ético-político enquanto psicólogas e psicólogos, alinhado aos preceitos do Código de Ética Profissional da Psicologia e das resoluções pertinentes. A data não é apenas um marco no calendário, mas oportunidade para reafirmar o compromisso na construção de uma sociedade inclusiva e igualitária. Nesse sentido, é imperativo que, como profissionais da Psicologia, possamos contribuir ativamente para a promoção de uma educação que contemple a diversidade e respeite os direitos de todas as pessoas.

O CRP SP, enquanto autarquia que orienta a prática profissional, destaca a importância de uma atuação pautada em princípios éticos, teóricos e técnicos. No âmbito da Educação Inclusiva, essa prática demanda compreensão sobre o desenvolvimento humano, considerando as diferenças individuais e as potencialidades de cada estudante.

Em 2019, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, elaborado pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Além de tratar sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade humana, inclusive por meio de atividades e intervenções educacionais em grupo, os textos destacam a compreensão histórico-social do significado da deficiência, das discriminações e das práticas excludentes no contexto escolar.

Neste Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, convidamos psicólogas e psicólogos para a efetivação de Políticas Públicas de controle social, visando construir ambientes educacionais mais acolhedores e acessíveis a todas e todos.

Sejamos ativos na promoção de uma educação que reconhece e valoriza a diversidade como um dos pilares para o desenvolvimento pleno e igualitário de cada pessoa. Ratificamos nosso compromisso com uma prática que respeita o direito à educação de qualidade, alinhada aos princípios éticos e políticos que regem nossa profissão.

Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia.

 #Educação #Inclusão #DireitosHumanos

 

#ParaTodosVerem
Nesta publicação, há um card quadrado com grafismos triangulares em tons de azul e laranja nas laterais inferiores e, ao fundo, ilustrações que representam pessoas com deficiências diversas no âmbito educacional. Na parte inferior direita, ícone de um calendário na cor preta. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos