Notícias


19 de Abril - Dia dos Povos Indígenas


Publicado em: 19 de abril de 2024

Este é o segundo ano em que o país celebra o Dia dos Povos Indígenas. Desde a  Lei 14.402, promulgada em julho de 2022, que 19 de abril deixou de ser o “Dia do Índio” e ganhou uma nova nomenclatura. A mudança veio da reivindicação de defensoras e defensores das causas indígenas, em busca de um viés mais crítico e reflexivo da data, com foco no enfrentamento de discriminações contra os povos originários e a luta pela garantia de direitos.

A designação anterior era considerada problemática por ser genérica e discriminatória, além de não considerar a diversidade das etnias, como as especificidades linguísticas e culturais dos povos.

Também em 2022, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) publicou o caderno “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) junto aos Povos Indígenas”, numa resposta às demandas da categoria apresentadas no 8º Congresso Nacional de Psicologia. Na ocasião foi destacada a necessidade de um novo olhar para a história dos povos originários, que é preciso recontar, pelas vozes dos povos indígenas, processos históricos que produziram e ainda produzem violências e traumas a comunidades inteiras.

Nesta data, chamamos todas e todos para refletir: quando se aborda a luta pela garantia de direitos humanos, quantos se lembram das reivindicações dos povos indígenas? Ainda na escola, os diferentes conhecimentos indígenas foram devidamente visibilizados? As histórias foram (e são) narradas a partir da perspectiva dos colonizadores ou dos submetidos às estruturas da colonização? Como a Psicologia tem lidado com as lutas dos povos indígenas?

Segundo o Código de Ética da Psicologia, a categoria deve atuar “visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

A Psicologia tem o compromisso ético com a promoção de saúde e o cuidado para com os povos indígenas, considerando os prejuízos advindos das violações sofridas desde a colonização, que ainda reverberam em suas existências.

Diferenças que constroem, compromisso ético e social da Psicologia.

#PovosIndigenas #DireitosHumanos  #Psicologia #PovosIndigenasdoBrasil

 

#ParaTodosVerem
Nesta publicação, há um card quadrado com grafismos triangulares em tons de verde e branco nas laterais inferiores. Ao fundo,imagem de diversos índios reunidos em uma roda de ritual. A roda está em volta de uma fogueira. Estão usando vestimentas e acessórios típicos. Na parte inferior direita, ícone de um calendário na cor preta. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos