Notícias


18 de maio - Dia Internacional da Luta Antimanicomial


Publicado em: 18 de maio de 2024

O compromisso do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) com a Luta Antimanicomial está fundamentado nos princípios essenciais do Código de Ética da Psicologia e nos valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Faz parte da atuação responsável e comprometida com a transformação dos processos de saúde mental e a promoção do cuidado em liberdade no Brasil. 

No mês de maio, o CRP SP reforça seu apoio à Luta Antimanicomial, defendendo um Sistema Único de Saúde (SUS) robusto, com recursos materiais e humanos adequados para proporcionar serviços dignos e contínuos às usuárias e aos usuários. Essa luta, que ganhou força na década de 1980 com a participação de profissionais de saúde mental, pessoas usuárias e familiares, foi um marco na busca pelo fim dos manicômios e pela Reforma Psiquiátrica.

No entanto, desde 2019, observamos um retrocesso nas Políticas Públicas de saúde mental, com recursos sendo indevidamente transferidos para instituições privadas que, frequentemente, violam Direitos Humanos e utilizam práticas desumanizadoras. O CRP SP repudia a precarização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que prioriza um atendimento territorial e comunitário, em detrimento da expansão de vagas em hospitais psiquiátricos e outras instituições manicomiais.

A Luta Antimanicomial é uma responsabilidade coletiva, que deve envolver todas as pessoas , independentemente de classe, raça ou gênero. É uma construção democrática e participativa, que assegura que todo cuidado em saúde mental seja realizado em liberdade.

O CRP SP, ao lado de pessoas usuárias, familiares, profissionais e a sociedade em geral, continua incansavelmente na defesa desses princípios, promovendo um cuidado em saúde mental que respeite a dignidade e os Direitos Humanos.

#LutaAntimanicomial #MaioMesdeLutas #Psicologia #DireitosHumanos

 

#ParaTodosVerem
Nesta publicação, card quadrado, grafismos nas cores branco e roxo nas laterais. Fotografia quadrada de projeções da luta antimanicomial sendo mostradas em prédio branco. Acima da imagem, na margem inferior direita, ilustração de calendário na cor preta.  (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos