Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Jornal Psi celebra e conta a história dos 50 anos do CRP SP


Publicado em: 1 de agosto de 2024

Começamos o ano de 2024 com a missão de dialogar com a categoria. Para isso, fizemos um Jornal Psi com foco institucional, e com objetivo de apresentar quem somos e como funcionam nossas estruturas e métodos de gestão, para facilitar o entendimento acerca das funções e das realizações da autarquia. 

A edição 204 iniciava as celebrações dos 50 anos do Conselho Regional de Psicologia (CRP SP). Agora, apresentamos a continuidade dessas comemorações, com um conteúdo histórico, elaborado a partir de entrevistas de quem tem um papel fundamental na construção do CRP SP e da própria Psicologia brasileira.

Como o primeiro psicólogo a ter registro no país, Arrigo Leonardo Angelini. O breve perfil feito a partir de uma conversa realizada em maio deste ano, se tornou uma singela homenagem póstuma pelo seu falecimento dias antes de publicarmos este jornal.

Também fomos conhecer as memórias e as experiências de conselheiras e conselheiros que fizeram parte das diretorias em diferentes décadas, para saber dos desafios e também das conquistas de um Conselho que já teve cinco sedes diferentes e mais de 350 pessoas na composição dos 17 plenários.

Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), conselheira presidenta da atual gestão, lembra do protagonismo crescente da prática profissional, numa atuação cada vez mais ampla e diversa, e destaca a importância das trabalhadoras e trabalhadores nessa trajetória repleta de avanços e transformações.

“É quem sustenta nosso projeto ético-político. São pessoas que tornam possível a concretização do planejamento estratégico. Por meio de atividades técnicas, administrativas e financeiras, permitem que as mais de 160 mil psicólogas e psicólogos com registro ativo no estado tenham direito ao trabalho regular.”

A efeméride dos 50 anos do CRP SP é uma data única, que representa a consolidação e o reconhecimento do papel da Psicologia paulista como profissão-ciência atuante e socialmente responsiva no respeito à diversidade humana e na garantia de direitos em saúde mental.

A edição 205 do Jornal Psi convida a categoria para este momento de reflexão e celebração. “É conhecendo que a gente se entende.”

Leia aqui, compartilhe e saiba mais sobre o CRP SP!

 

#ParaTodosVerem
Nesta publicação há um card quadrado com o fundo azul. Ao centro, a ilustração do Jornal Psi edição 205. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos