Notícias
50 anos do CRP SP. É conhecendo que a gente se entende
Publicado em: 1 de agosto de 2024
Sejam bem-vindas e bem-vindos ao mês de agosto!
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo celebra este mês seus 50 anos, e queremos vocês ainda mais próximas/os dessa construção. Para nos conhecer melhor, acesse nossa apresentação no Portal da Transparência.
Desde setembro de 2022, com muito afinco, afeto e comprometimento, a atual gestão do CRP SP tem atuado em defesa de uma Psicologia ética e de qualidade, de uma gestão pública responsável e na luta pelos Direitos Humanos. Conheça as pessoas que estão à frente deste trabalho.
Nesses últimos meses, destacamos diversas realizações para garantir a proteção das psicólogas e dos psicólogos e a promoção da saúde mental da sociedade, por meio de ações orientativas e fiscalizadoras, além de iniciativas de estruturação e modernização do Conselho. Informe-se sobre os objetivos que traçamos em nossos planos de ação para 2024.
Com o indispensável compromisso com a transformação social da Psicologia, como ciência e profissão, lançamos em agosto de 2023 o mote do XVII Plenário: “Diferenças que constroem: compromisso social e ético da Psicologia”. Este princípio está presente em todas as nossas ações e sintetizado no planejamento estratégico daquele ano.
Elaboramos a Carta de Serviços do CRP SP, publicada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), tendo como objetivo orientar a categoria e facilitar o acesso aos serviços prestados por este Conselho.
Avançamos significativamente em investimentos e melhorias na condução da autarquia. Leia nosso relatório de prestação de contas.
No campo da ética, ampliamos a quantidade de plenárias para dar celeridade aos processos éticos e aumentamos o diálogo sobre a mediação de conflitos, garantindo acessibilidade e inclusão nestes espaços, além de mapearmos a realidade das psicólogas e dos psicólogos para entender e agir sobre as condições de trabalho e dificuldades do exercício profissional, subsidiando ações mais direcionadas às demandas.
Zelamos pela transparência e pelo gerenciamento inteligente das anuidades, cuidando com rigor do dinheiro público, o que nos permitiu ampliar gradualmente o quadro funcional com a convocação de trabalhadoras e trabalhadores efetivas e efetivos e investimentos na atualização das equipes.
Regularizamos as baixas de títulos (conciliações bancárias), solucionando fechamentos contábeis que estavam irregulares desde 2021, com a mudança do sistema informatizado. Além disso, iniciamos a construção da Política de Arrecadação e Cobrança, com a edição de normativas e convênios, garantindo a saúde financeira da autarquia para exercer suas funções.
Também aprimoramos sistemas para efetivar o Centro de Custos, melhorando a gestão dos recursos financeiros. A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), iniciada em 2023, foi um importante avanço na informatização dos fluxos e procedimentos internos, trazendo mais eficiência e transparência.
No âmbito administrativo, realizamos importantes modificações, como a adequação à nova lei de licitações, a implantação de novos instrumentos legais e a elaboração de fluxos contratuais mais eficientes. Também mudamos o espaço físico da área administrativa estadual (sede), proporcionando melhores condições de trabalho às equipes e inaugurando a nova Subsede Metropolitana no histórico imóvel da rua Arruda Alvim.
Retomamos a implantação das reclamações pré-processuais (RPPs) junto à Justiça Federal, o que resultou em 704 acordos administrativos homologados e numa política de arrecadação mais eficiente. Implementamos o Sistema de Passagens e Diárias (Sispad) para controle mais eficaz dos pagamentos, gastos e prestações de contas das verbas indenizatórias.
Um dos avanços mais significativos foi o investimento na Unidade de Gestão de Pessoas, com a realização de concurso público e a abertura de 387 vagas para técnicos de nível médio e superior. Promovemos formações em legislações, processos de trabalho e especificidades das funções, além de diálogo sobre respeito à diversidade e à acessibilidade e apoio mútuo. Negociamos amplamente o acordo coletivo de trabalho (ACT), ampliando os benefícios trabalhistas e propondo um projeto-piloto para a modalidade de trabalho híbrido e redução de carga horária para 30 horas semanais.
Com a publicação, pelo CFP, do novo Regimento Interno do CRP 06, estabelecemos normas para sanções disciplinares e implementamos o Plano de Empregos, Carreiras e Salários (PECS), com uma nova metodologia de avaliação de desempenho.
Na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), modernizamos a infraestrutura e normatizamos o uso das ferramentas institucionais. Melhoramos a conectividade com uma nova contratação unificada, aumentando a velocidade e a qualidade do tráfego de dados. Os dados e normas foram reunidos na Política de Segurança em Tecnologia da Informação e Comunicação.
Avançamos na construção de um novo método de parametrização e geração das anuidades de 2024, que precisava de aperfeiçoamentos para minimizar erros. As subsedes tiveram atenção especial, com mutirões para absorver a alta demanda durante a implementação do novo sistema.
O trabalho realizado nos 11 territórios é parte fundamental da atuação do CRP SP e prioridade para esta gestão, que ampliou as ações de garantia dos direitos. Estamos construindo uma Psicologia cada vez mais plural e inclusiva, atenta aos contextos sociais e sensível às diversidades.
Consolidamos a Subsede Metropolitana como espaço administrativo concreto e inauguramos a nova Subsede Campinas, proporcionando melhores condições de trabalho e atendimento à categoria.
Promovemos diversos encontros com a categoria e a sociedade, abordando temáticas relativas a Políticas Públicas, diversidade sexual e de gênero e questões étnico-raciais e de gênero, entre outras lutas.
Apresentamos ao CFP uma proposta de resolução para a atuação profissional no atendimento de pessoas intersexo e assexuais, que foi aprovada na Assembleia de Políticas Administrativas e Financeiras (Apaf) em maio de 2023.
Integramos as atividades do Mês do Orgulho LGBTQIA+ em São Paulo e em todo o Brasil, reforçando a campanha “Não há cura para quem não está doente!“ e marcando presença em paradas temáticas.
Participamos de debates e mobilizações no campo das relações étnico-raciais, discutindo o combate ao racismo por meio de iniciativas inclusivas, reparatórias e afirmativas. Destacamos nossa incidência sobre discussões sobre a população indígena, abordando problemas decorrentes do garimpo ilegal, da violência de gênero e da dificuldade de acesso à saúde mental. Os dados sobre essas ações estão disponíveis em nosso Relatório de Gestão.
Durante o mês de comemoração dos 61 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil, promovemos atos e ações em todo o estado, femenageando psicólogas e estimulando reflexões sobre uma prática ética e comprometida com a sociedade. Em parceria com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), promovemos eventos de orientação para pessoas coordenadoras e docentes dos cursos de Psicologia sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e Educação em Direitos Humanos.
Realizamos encontros formativos internos sobre Mediação, Avaliação Psicológica na área do Tráfego, Psicologia e Laicidade, Código de Ética e Código de Processamento Disciplinar.
Seguimos na luta pelas 30 horas e pelo piso salarial junto ao Conselho Federal de Psicologia e a todo o Sistema Conselhos: mas sem você, sem a cobrança sobre os parlamentares que aprovam essa lei e os governantes que a sanciona, nossa luta se enfraquece. Precisamos seguir juntas e juntos, não só pelo reconhecimento da nossa profissão, mas também pela sua valorização. Acompanhe nossa mobilização!
Entre as muitas lutas que travamos, persistimos naquela pela Lei nº 13.935/2019, que trata da prestação de serviços de Psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Apesar de já sancionada no âmbito federal, a aplicação dessa lei nos municípios depende de mostrarmos nossa força enquanto categoria, algo essencial para que as secretarias sejam impelidas a agir.
O CRP Acolhe é uma ação significativa, por meio da qual oferecemos orientações e acolhimento a psicólogas/os recém-inscritas/os no Conselho. Aprimoramos as plataformas em que prestamos esse serviço para melhor conectividade. Durante os encontros on-line e presenciais, detalhamos o Sistema Conselhos de Psicologia, a organização das entidades da Psicologia e as principais orientações pertinentes à prática profissional. Só em 2023, orientamos 9.868 novas e novos inscritas e inscritos.
Neste mês de agosto, convidamos todas e todos os profissionais de Psicologia a se engajarem nas ações e celebrações dos 50 anos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
Sua participação é fundamental para fortalecer ainda mais a nossa categoria e construir um futuro comprometido com a ética, a qualidade e a transformação social.
Conheça mais sobre o CRP SP, acompanhe nossas iniciativas e junte-se a nós em eventos, debates e formações. A sua contribuição é essencial para continuarmos avançando na defesa dos Direitos Humanos, na promoção da saúde mental e na valorização da nossa profissão.
Vamos juntos construir um CRP SP cada vez mais forte, inclusivo e participativo. Contamos com você!
#ParaTodosVerem
Card quadrado com fundo roxo e grafismos na cor bege. No centro, letreiro: “Cinquenta anos do CRP SP. É conhecendo que a gente se entende. Sejam bem-vindas e bem-vindos ao mês de agosto!”. Na margem inferior, logo do CRP SP junto ao selo dos cinquenta anos da autarquia e mote da gestão. (fim da descrição)