Notícias
Acompanhe as mobilizações do Conselho e suas subsedes no #CRPSPAcontece
Publicado em: 15 de agosto de 2024
#MarchaDaMulherNegra
A Marcha da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha aconteceu em 27 de julho, em São José do Rio Preto. O evento contou com a participação de representantes das subsedes de São José do Rio Preto, Assis e da capital, além de representantes da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto. O evento teve o intuito de debater a luta contra o racismo e pelo bem-viver, além de reforçar a importância da saúde mental da mulher negra.
#MulheridadesNoCorpoNegro
A Subsede São José do Rio Preto promoveu evento orientativo sobre o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha na sua regional, em 25 de julho. O evento contou com a participação de conselheiras do CRP MG, da presidenta do Conselho Municipal Afro, de moradores e psicólogos da região, e teve a intenção de debater sobre multiplicidades da existência e mulheridades no corpo negro, latino-americano e caribenho.
#SeminárioDaMulherNegraLatino-AmericanaeCaribenha
A Subsede São José do Rio Preto esteve no Seminário da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha da região, em 19 de julho. O objetivo do evento foi debater sobre a luta e resistência das mulheres negras, além de ressaltar a importância do movimento antirracista. Houve a presença de coletivos e representantes da OAB da região.
#DivulgandoMarchaDaMulherNegra
A coordenadora da Subsede São José do Rio Preto, Janaina Darli, junto a representantes da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial e do Coletivo Mulheres na Política de Rio Preto, estiveram, em 16 de julho, realizando a colagem dos cartazes para divulgação do seminário e marcha das mulheres negras da região.
#CRPAcolhe
Em 18 de junho, aconteceu mais uma edição do CRP Acolhe, reunião de acolhimento e orientação às/aos novas/os psicólogas/os inscritas/os. Foi um momento de elucidações acerca dos afazeres e das responsabilidades do CFP e do CRP SP para com a categoria. O evento aconteceu na Subsede Sorocaba e foi ministrado pelas/os suas/seus colaboradoras/es.
#PsicologiaSocialeHumanitária
Representantes da Subsede Sorocaba palestraram no Simpósio da Psicologia Social e Comunitária, na Universidade de São Roque. O evento aconteceu em 11 de junho e teve o objetivo de apresentar o funcionamento e a estrutura do Sistema Conselhos de Psicologia, expressar o dever do CRP SP de defesa intransigente dos Direitos Humanos e reafirmar o compromisso ético-político e social da Psicologia como ciência.
#OrientaçãoProfissional
Em 7 de junho, a Subsede Alto Tietê realizou atividade de orientação para estudantes de Psicologia com o objetivo de sensibilizar quanto às normativas de referência e ao necessário cuidado ético no exercício da profissão. O evento aconteceu na Universidade de Mogi das Cruzes. Participaram alunas/os do 10º semestre de Psicologia, que receberam a conselheira e coordenadora da Subsede Alto Tietê, Magna Damasceno, e a coordenadora adjunta, Mônica Marques dos Santos.
#ÉticaProfissional
Em 31 de maio, representantes da Subsede Bauru estiveram na Universidade Unisagrado para participar da palestra “Aproximação com as IES, ética e direitos fundamentais”. O evento foi voltado para estudantes do segundo ano do curso de Psicologia e teve o objetivo de dialogar sobre as principais infrações éticas e violações de direitos verificadas nas denúncias ao Conselho Federal de Psicologia e ao Conselho Regional de Psicologia de São Paulo quanto à atuação profissional de psicólogas/os, além de discutir as possibilidades de reparação e reafirmar o compromisso da Psicologia com uma sociedade mais justa e antirracista.
#DiretrizesCurricularesEmDebate
Em 29 de maio, na Subsede Campinas, coordenadoras/es de cursos de Psicologia da região se reuniram para discutir os principais desafios em relação à formação em Psicologia, levando em conta as novas diretrizes curriculares publicadas pelo Ministério da Educação. No encontro, também foi definido o cronograma de reuniões para o 2º semestre. Essa ação acontece em parceria com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep).
#CriançasEAdolescentes
Em 22 de maio, a Subsede Sorocaba, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a Penitenciária Dr. Antônio de Souza Neto, realizou ação relativa à campanha do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Centro de Saúde II (CS II Dr. José Carvalho Brito, em São Roque). O evento teve como objetivo orientar sobre a importância do combate ao abuso contra crianças e adolescentes. As/os colaboradoras/es distribuíram panfletos e tiraram dúvidas da população atendida pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do município, e também sanaram dúvidas de profissionais que atuam com crianças e adolescentes que sofreram abusos.
#ParaTodosVerem
Foto 1 — Representantes da Subsede São José do Rio Preto juntos a demais participantes da Marcha da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. As pessoas estão reunidas em uma praça, algumas agachadas e outras em pé, olhando para a câmera. (fim da descrição)
Foto 2 — Colaboradores da Subsede São José do Rio Preto reunidos com participantes do evento orientativo. Os participantes estão próximos da mesa no auditório, sorrindo e olhando para a câmera. (fim da descrição)
Foto 3 — Colaboradores da Subsede São José do Rio Preto participando do Seminário da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha da região. Todos estão reunidos no palco da OAB de São José do Rio Preto, espalhados por todo o palco. Algumas pessoas estão agachadas e outras em pé. Na frente da mesa, uma faixa do CRP SP em comemoração ao dia da mulher negra latino-americana e caribenha. (fim da descrição)
Foto 4 — Colaboradoras da Subsede São José do Rio Preto realizaram a colagem de cartazes para divulgação do seminário das mulheres negras da região. As participantes estão em pé, segurando os cartazes e sorrindo para a câmera. (fim da descrição)
Foto 5 — Colaboradores da Subsede Sorocaba reunidos com as/os novas/os psicólogas/os inscritas/os na reunião de orientação, CRP Acolhe. Todos estão reunidos em uma sala da subsede. Atrás das pessoas, o slide da apresentação está sendo mostrado na tela de projeção. (fim da descrição)
Foto 6 — Fotografia dos colaboradores da Subsede Sorocaba reunidos com os participantes do Simpósio da Psicologia Social e Comunitária. Todos estão reunidos na sala da Universidade de São Roque, sorrindo e olhando para a câmera. Ao fundo, o banner do CRP SP no canto esquerdo e cadeiras estão dispostas atrás das pessoas. (fim da descrição)
Foto 7 — Representantes da Subsede Alto Tietê realizando atividade de orientação para estudantes de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes. As colaboradoras do CRP SP estão na frente da sala e os alunos estão sentados, prestando atenção na fala e fazendo anotações. (fim da descrição)
Foto 8 — Colaboradores da Subsede Bauru participaram de palestra na Universidade Unisagrado. Todos estão reunidos no palco da faculdade, atrás de cadeiras que estão dispostas no auditório. Ao fundo, o slide da apresentação está sendo mostrado na tela de projeção. (fim da descrição)
Foto 9 — Representantes da Subsede Campinas debatem com colaboradores da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. Todos estão reunidos na subsede. Eles estão em pé, juntos e sorrindo para a câmera. Ao fundo, logo do CRP SP na parede, e cadeiras estão dispostas atrás das pessoas. (fim da descrição)
Foto 10 — A coordenadora da Subsede Sorocaba, Jéssica Siqueira de Aquino, participando de ação orientativa sobre o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ela está em pé, falando para os participantes que estão em uma sala. Ao fundo, banner do CRP SP e uma lousa em branco. (fim da descrição)