Notícias
CRP SP dialoga com população em estande na 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba
Publicado em: 11 de setembro de 2024
Neste final de semana, a cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, esteve mais colorida. No domingo (25), foi realizada a 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, considerada uma das maiores mobilizações do estado pela garantia de direitos fundamentais dessa comunidade, como parte da luta fundamental contra a homofobia, transfobia, lesbofobia e bifobia.
Dezenas de participantes estiveram na Praça Frei Baraúna para comemorar o orgulho e a cultura de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais e não-binárias.
O CRP SP, por meio de representação no território, esteve com um estande no evento, onde foi aberto um espaço para diálogos, discussões e orientações para a categoria e para a sociedade. Conselheiras e pessoas colaboradoras da Subsede Sorocaba conversaram com o público ao longo dia, reforçando nosso compromisso com os Direitos Humanos e com a diversidade.
Em entrevista à TV Sorocaba, afiliada do SBT, a conselheira Ione Aparecida Xavier (CRP 06/27445), enalteceu a importância do evento como espaço de afirmação e de pertencimento diante discriminações e apagamentos sociais.
"O jovem gosta de estar com o coletivo, onde ele se identifica. É assim que vai se constituindo melhor a sua personalidade. E nenhum lugar melhor do que a Parada Gay para pessoa sair desse sofrimento e invisibilidade que a sociedade impõem muitas vezes."
A mobilização também foi destaque em reportagem na TV TEM, afiliada da TV Globo. O psicólogo Gelberton Vieira Rodrigues (CRP 06/122621), colaborador e membro da subcomissão de Sexualidade e Gênero, falou sobre a preocupação com a saúde mental, e a necessidade de apoio e acolhimento diante as dificuldades enfrentadas diariamente pela comunidade LGBTQIA+.
"A Psicologia tenta pensar sobre a saúde mental de diversas populações, inclusive a população LGBTQIA+, e as especificidades dessa população, que historicamente vem sendo negligenciada, às vezes dentro da própria família, mas também pelas Políticas Públicas não específicas, como a ausência de ambulatórios trans, ou outras políticas que pensem as violências específicas que vivemos diariamente."
Acesse aqui e veja as reportagens na íntegra:
#ParaTodosVerem
Card quadrado fundo branco. Ao fundo, ilustração de um megafone. Na margem superior, logo do CRP SP na Mídia, da TV Sorocaba e do SBT. Letreiro: “ TV Sorocaba – SBT. CRP SP integra programação da décima sétima Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba. Em entrevista à TV Sorocaba, afiliada do SBT, a conselheira Ione Xavier destacou a importância do evento como espaço de afirmação e pertencimento diante das discriminações e apagamentos sociais”. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)