Notícias
Prazo de envio de trabalhos para a I Mostra de Práticas e Pesquisas do CRP SP vai até 30 de setembro
Publicado em: 12 de setembro de 2024
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), por meio da Comissão Especial de Riscos, Emergências e Desastres (Cred), instituída pela Resolução CRP 06 nº 03, de 26 de junho de 2023, convida todas/os as/os psicólogas/os, acadêmicas/os e profissionais da área a enviar trabalhos para a Mostra de Práticas e Pesquisas, uma oportunidade para psicólogas/os compartilharem suas experiências e pesquisas na área.
Os trabalhos poderão ser submetidos nas modalidades resumos escritos (até mil palavras) ou vídeos (até três minutos), até o dia 30 de setembro, exclusivamente por e-mail disponível na página www.crpsp.org.br/3seminariodesastres. As submissões selecionadas poderão ser apresentadas no seminário, publicadas em um caderno especial ou utilizadas em futuros eventos promovidos pela autarquia.
A Mostra de Práticas e Pesquisas é parte da programação do 3º Seminário Estadual de Psicologia na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres, que ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2024. Em alinhamento com o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, celebrado em 13 de outubro e a Semana Nacional de Redução de Desastres, comemorada na segunda semana de outubro de cada ano, este seminário visa reunir especialistas, pesquisadoras/es e profissionais para um debate abrangente sobre as diversas fases da gestão de riscos, emergências e desastres, com ênfase na atuação da Psicologia.
O evento abordará ações fundamentais nas fases de prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução, discutindo temas cruciais como as mudanças climáticas e sua influência na resiliência comunitária, os impactos psicológicos em situações de conflitos armados e desastres humanitários e a elaboração de políticas públicas voltadas à redução de riscos de desastres.
Edital resumido
1. Objetivo
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), por meio da Comissão de Riscos, Emergências e Desastres, CRED, instituída pela Resolução CRP-06 nº 03, de junho de 2023, convida psicólogas/os a participar da I Mostra de Práticas e Pesquisas de Psicologia na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres do CRP SP, promovida no âmbito do 3º Seminário Estadual de Psicologia na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres.
A I Mostra visa coletar e divulgar experiências e pesquisas desenvolvidas por psicólogas/os no campo da gestão de riscos e desastres em todas suas fases (prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução).
2. Quem pode participar
Psicólogas/os com inscrição ativa no CRP SP, interessadas/os em compartilhar suas experiências ou pesquisas relacionadas à gestão de riscos e desastres.
3. Tipos de submissão
- Resumos de pesquisas acadêmicas: descrições de até 1000 palavras de estudos conduzidos, incluindo objetivos, metodologia, resultados e conclusões;
- relatos de práticas: apresentação de intervenções e práticas profissionais, também de até 1000 palavras;
- vídeos: relatos em formato de vídeo com até 3 minutos de duração, abordando práticas e experiências em psicologia de emergências e desastres.
4. Seleção e participação
Os trabalhos submetidos serão avaliados por uma comissão de especialistas, composta pela Comissão Especial de Riscos, Emergências e Desastres do CRP SP ou por ela constituída. Não há garantia de que os trabalhos sejam apresentados durante o seminário; no entanto, os trabalhos selecionados deverão ser publicados em um caderno especial virtual referente ao seminário e as/os autoras/es poderão ser convidadas/os a apresentar suas pesquisas completas em eventos futuros promovidos pelo CRP SP. As/os autoras/es dos trabalhos escolhidos serão informados via e-mail.
5. Submissão
Envie seu resumo ou vídeo para o endereço de e-mail [email protected] até 30 de setembro de 2024. A inscrição do trabalho deve ser feita necessariamente pela/o autora/or principal, em caso de trabalhos com mais de uma/um autora/or.
Autorização para apresentação e divulgação dos trabalhos
Por favor, inclua no corpo do e-mail um texto expressando sua concordância com a apresentação e divulgação do seu resumo escrito ou vídeo. Exemplo sugerido: “Concordo integralmente com a submissão do meu resumo escrito ou vídeo para publicação em um caderno especial virtual referente ao seminário, assim como sua divulgação nas redes sociais e demais canais de comunicação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP).
Acesse a página exclusiva do Seminário:
http://www.crpsp.org.br/3seminariodesastres/
#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo bege com grafismos em marrom e verde. Na margem superior direita, logo da Comissão Especial de Riscos, Emergências e Desastres, representada por um losango onde ao fundo há o símbolo da Psicologia e na frente duas mãos se tocando. No centro do card, em verde, ilustração de uma árvore e, em suas folhas, ilustração que representa as mudanças climáticas no país.