Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator
Inscrições encerradas!

Notícias


CRP SP conclui projeto e elabora minuta para aplicar programa de qualidade de vida no trabalho


Publicado em: 20 de setembro de 2024

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) iniciou em maio deste ano uma iniciativa voltada para melhorar as condições de trabalho da autarquia: o projeto Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A proposta era ter um diagnóstico da impressão das pessoas trabalhadoras sobre a estrutura oferecida e as atividades desempenhadas.

A iniciativa da atual gestão, liderada pela presidenta Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781) e pela conselheira Maria da Glória Calado (CRP 06/33194), foi colocada em prática por uma consultoria especializada, que havia desenvolvido um projeto semelhante no Conselho Federal de Psicologia (CFP). Além de buscar compreender como cada integrante se sente em relação às tarefas realizadas no Conselho, a intenção era reunir informações para construir um ambiente de qualidade de vida no trabalho, como parte da missão da própria autarquia.

“O processo ocorreu de forma presencial e online, com a participação de um quantitativo de aproximadamente 80% de todas as pessoas trabalhadoras. Por meio de diversas reuniões com grupos focais, organizados e conduzidos pela equipe de consultoria, foi aberta a oportunidade para expressar opiniões e críticas a respeito do trabalho no CRP SP”, detalhou Gracielle de Souza Bacellar (CRP 06/163548), psicóloga organizacional da unidade de Gestão de Pessoas.

A redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais e o formato de teletrabalho foram algumas das conquistas após o início do projeto QVT. As ações começaram com a constituição do GT do CRP SP, formado pela conselheira Maria da Glória, a psicóloga organizacional Gracielle, a gerente Técnica e Política, Lauren Mariana Mennocchi, a coordenadora de Comunicação, Tais Aparecida Souza, o assessor temático de Recursos Humanos, Rafael Augusto Mendes de Sousa, e o profissional de suporte administrativo da coordenação de gestão administrativa, Edilberto Carvalho dos Santos.

Na sequência, foi definido o plano de ação do projeto, a sensibilização do público-alvo, para então realizar rodas de conversas e a definição dos grupos focais. Com isso, foi feito o tratamento, a análise e a validação dos resultados. A próxima etapa foi a oficina de concepção da política de QVT, e posteriormente a formulação do programa de QVT. Para encerrar as atividades da consultoria, após consolidação dos dados obtidos, foi elaborado e apresentado um relatório técnico executivo para dirigentes do CRP SP, e reuniões de devolutivas.

Para Mário César Ferreira, coordenador do projeto de QVT do CRP SP, foi possível alcançar os objetivos delineados previamente, sobretudo pela expressiva participação das pessoas trabalhadoras. Com base nessa avaliação coletiva abrangente, que se conheceu com o rigor científico necessário o contexto organizacional da autarquia.

“Os resultados foram bastante interessantes. As pessoas participantes explicitaram os fatores estruturantes sobre o que entendem ser a QVT. Com base em suas vivências e ações que consideram urgentes, foi formulada uma minuta de Política e Programa de QVT (PPQVT) do CRP SP, que ainda vai ser avaliada e aprovada pela diretoria”, explica.

A minuta citada, que delimita a aplicação das políticas e práticas de QVT, engloba seis temáticas diferentes: mapeamento e gestão de processos; melhoria das condições de trabalho; gestão humanizada; prevenção do assédio moral no trabalho; valorização profissional; e melhoria do atendimento ao público.

“Com a experiência curso, e a efetiva implementação dos próximos projetos, certamente a autarquia alcançará uma posição de vanguarda na promoção do bem-estar no trabalho no âmbito dos Conselhos Regionais de Psicologia”, avalia o coordenador.

 

#ParaTodosVerem

Card quadrado. Na margem superior esquerda, ilustração de um balão de fala e em seu centro, peças de quebra-cabeças coloridas se encaixando, formando a logo do GT de Qualidade Vida do CRP SP. No centro do card, fotografia das pessoas participantes do projeto QVT, com trabalhadoras e trabalhadores do CRP SP, e integrantes da consultoria contratada para realizar a ação. Eles estão reunidos um ao lado do outro, em pé, sorrindo e olhando para a câmera. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos