Notícias
25 de setembro: Dia Nacional do Trânsito
Publicado em: 25 de setembro de 2024
Profissionais de Psicologia têm papel fundamental na construção de um trânsito mais seguro e humanizado
No Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, refletimos sobre a importância de atitudes conscientes e responsáveis, essenciais para a segurança de todas/os. Nessa data, buscamos promover a educação e o respeito às normas para reduzir acidentes e salvar vidas. Desde 2018, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei nº 13.614, tem como meta reduzir pela metade o índice de mortes até 2030. Entre janeiro e maio de 2024, 2.441 mortes em acidentes de trânsito foram registradas no estado de São Paulo, o maior número desde 2015.
A avaliação psicológica desempenha um papel fundamental no trânsito, sendo normatizada pela Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 01/2019. Ela se destina a avaliar candidatos/as quanto a aspectos cognitivos (atenção, memória, inteligência), juízo crítico/comportamento e traços de personalidade. Além disso, a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 927/2022 exige que psicólogas/os possuam registro de especialista em Psicologia de Tráfego, concedido pelo CFP, para se credenciarem para atuação nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aprovado em 1997, reforça a visão humanizada do trânsito, ampliando o foco da avaliação psicológica para incluir o comportamento e a subjetividade do/a motorista.
Sistema Conselhos de Psicologia tem diretrizes próprias para a atuação em Psicologia do Trânsito
As Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas/os em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito indicam a necessidade de se fortalecerem políticas públicas de mobilidade urbana e educação, propondo um amplo espectro de atuação da/o psicóloga/o, que pode contribuir para a segurança no trânsito não apenas com a avaliação psicológica, mas também com a reabilitação de condutores infratores e por meio de ações educativas.
O Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o reforça que as psicólogas/os devem atuar com responsabilidade social, promovendo a dignidade humana e eliminando a discriminação e a violência em todas as suas formas. Nesta data, reafirmamos o compromisso da Psicologia com a educação para o trânsito e com a construção de comportamentos saudáveis e seguros. Conheça mais sobre nossos princípios éticos em nosso Código de Ética e, juntas/os, façamos do trânsito um espaço mais seguro para todas/os.