Notícias
Conselheira e assessora do CRP SP participam de agenda com vice-governador
Publicado em: 25 de setembro de 2024
Na primeira semana de setembro, foi realizada uma audiência com o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, que se reuniu com 26 dirigentes e representantes de diversos conselhos de classe. Entre as pessoas participantes, estiveram presentes a conselheira secretária do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), Marta Eliane de Lima (CRP 06/94890), e a assessora parlamentar da autarquia, Bruna Tainá Rodrigues. O encontro, organizado pela Câmara dos Profissionais Registrados em Conselhos e Ordens do Estado de São Paulo, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital paulista.
Durante sua apresentação, a conselheira Marta Lima destacou as funções primordiais da autarquia, salientando dados relevantes que demonstram a abrangência do CRP SP, como o número de profissionais com inscrição ativa. Ela também abordou o trabalho realizado pela categoria nos equipamentos de saúde e assistência social nas esferas estaduais e municipais, como no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Sistema Único de Saúde (SUS).
A psicóloga enfatizou, ainda, as ações viabilizadas por meio de parcerias com outras secretarias, como as de Educação e da Pessoa com Deficiência, e apontou a necessidade de ampliar as oportunidades de diálogo com a gestão estadual.
“Consideramos que o número de psicólogas e psicólogos em equipamentos e serviços públicos no estado de São Paulo ainda é insuficiente para atendimento a população, o que pode comprometer as assistências e trazer prejuízos ao desenvolvimento social e acesso a cidadania. Em relação à parcela da categoria que atua nesses locais, é fundamental que o Conselho estabeleça uma aproximação efetiva, para garantir um trabalho ético que favoreça as demandas da população”, ressaltou a conselheira.
Marta também destacou a importância de parcerias com o governo, que por vezes enfrentam dificuldades de articulação. “Talvez isso ocorra pelo desconhecimento das possibilidades de atuação de uma autarquia e da relevância dessa aproximação com a categoria para a orientação e promoção do bem-estar social”, explicou.
O objetivo da audiência foi proporcionar uma maior aproximação das entidades com o governo, reforçando a importância da fiscalização e regulamentação para assegurar que o atendimento e a prestação de serviços pelos profissionais inscritos em seus conselhos sejam realizados de maneira ética e legal.
#ParaTodosVerem
Card quadrado, com grafismos em roxo e rosa. Na margem superior, logo do CRP SP Articula. Ao fundo, foto das representantes do CRP SP, Bruna Tainá Rodrigues, assessora parlamentar do CRP SP e a Marta Eliane de Lima, conselheira secretária do CRP SP, juntas aos demais participantes na audiência. Todos estão unidos, um ao lado do outro em um amplo salão. Todos estão sorrindo e olhando para a câmera. (fim da descrição)