Notícias
CRP SP encerra primeira etapa da preparação para o 12º Congresso Regional de Psicologia
Publicado em: 26 de setembro de 2024
Uma grande festa em celebração aos 50 anos do CRP SP marcou o fim do mês de agosto e, com ele, encerraram-se as ações de mobilização para o 12º Congresso Regional de Psicologia (Corepsi). Foram 95 eventos — 77 encontros presenciais, 17 rodas de conversa on-line e uma live — que contaram com a participação de mais de duas mil psicólogas e psicólogos de todo o estado de São Paulo.
Nos encontros, abordaram-se temas que foram da religiosidade à inteligência artificial, da redução de danos aos cuidados paliativos, da mediação de conflitos aos Direitos Humanos, refletindo a miríade de assuntos que perpassam a existência humana e dotam de riqueza e complexidade a Psicologia, tanto como ciência quanto como profissão.
Além de permitir esse fecundo compartilhamento de ideias, esses eventos livres ou preparatórios cumpriram o objetivo de construir as propostas que serão apresentados no 12º Corepsi, a ser realizado entre os dias 21 e 23 de março de 2025. O Corepsi é a última etapa antes do Congresso Nacional de Psicologia, que tem data marcada para os dias 3 a 6 de julho de 2025.
Agora, as propostas apresentadas durante as ações de mobilização estão em fase de sistematização: uma Comissão Organizadora Regional (Comorg), nomeada pelo Plenário do CRP SP, vai se debruçar sobre os textos para estruturá-los de maneira a facilitar sua apreciação no Congresso Regional.
Direitos Humanos têm destaque
Foram recebidas 392 propostas, a maioria delas formulada nas ações de mobilização. Para cada uma, as/os proponentes definiram o âmbito de execução — regional, nacional ou regional e nacional —, o eixo em que se enquadrava e até três palavras-chave.
A escolha dos âmbitos refletiu o caráter estadual do evento: quase 90% das propostas feitas se referem ao âmbito regional, metade dessas com possível impacto nacional.
Já em relação ao conteúdo, as demandas foram mais bem divididas: 31% foram enquadradas no eixo 1, que trata da participação da categoria no Sistema Conselhos de Psicologia, e traz para o debate questões de representatividade e pluriversidade; 32%, no eixo 2, dedicado à articulação do campo da Psicologia com o Estado e a sociedade, feita sob uma perspectiva interseccional voltada a grupos mais vulneráveis; e 37%, no eixo 3, sobre tudo o que envolve o exercício profissional, especialmente em sua dimensão política.
A escolha de palavras-chave foi bem alinhada aos eixos temáticos: a atuação profissional é tema de 15% das propostas, enquanto os Direitos Humanos foram mencionados em 11% do total. Os números demonstram o natural interesse da categoria pelo exercício profissional, mas indicam que não se perde de vista a interface da Psicologia com questões sociais importantes. Em seguida, vêm articulação (10%) e formação e educação, com 9% e 8%, respectivamente. Normas e orientações, Políticas Públicas e condições de trabalho também estão entre as mais citadas.
Envio de propostas termina em dezembro
Propostas avulsas para o 12º Corepsi poderão ser enviadas até o dia 31 de dezembro de 2024. Para inscrevê-las, basta acessar o formulário disponível no site do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e informar seu CPF e o conselho regional em que você tem registro.
#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo roxo e branco, com grafismos circulares coloridos na lateral esquerda. Na lateral esquerda, logo do décimo segundo Congresso Regional da Psicologia de São Paulo. Letreiro: “A primeira etapa de preparação para o Corepsi terminou.” Na margem inferior, logo do CRP SP junto ao selo dos cinquenta anos da autarquia. (fim da descrição)