Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Nota elucidativa: a Psicologia no contexto da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)


Publicado em: 4 de outubro de 2024

A partir da participação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) na reportagem da CNN Brasil sobre o pedido de associações de pessoas autistas e seus familiares ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, cujo conteúdo cita uma terapia descrita como "similar a um regime manicomial" e faz referência à Análise do Comportamento Aplicada (ABA), lamentamos que o texto de divulgação tenha cometido equívocos epistemológicos, sendo necessário retirá-lo de nossos canais e publicar uma versão corrigida, que segue abaixo:

O CRP SP foi uma das entidades consultadas pela reportagem da CNN Brasil sobre denúncias em relação a práticas clínicas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). As críticas recentes levantadas na academia sobre a ABA têm apontado para uma aplicação restrita da ciência do comportamento humano, que é por natureza ampla, social e relacionada à cultura e à história de vida das pessoas envolvidas. Evidenciamos a necessidade de cuidados com o atendimento prestado às pessoas autistas, especialmente no contexto das práticas clínicas baseadas na ABA, a partir do que temos acompanhado nas ações de orientação e fiscalização realizadas até o momento.

Em conformidade com os princípios éticos que orientam a atuação psicológica, o CRP SP ressalta a importância de um cuidado que respeite a individualidade e as necessidades de cada pessoa, evitando práticas que possam configurar excessos ou um controle desproporcional sobre suas vidas, condicionando-as a padrões que desconsideram suas particularidades, autonomia, cultura e relações.

A Psicologia, enquanto ciência e profissão, busca sempre articular a compreensão das diversidades e respeitar os Direitos Humanos, priorizando a promoção da autonomia, bem-estar e inclusão.

Por fim, ressaltamos que a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP SP tem se debruçado a discutir as questões éticas e técnicas que permeiam a atuação de psicólogas e psicólogos nas questões de ABA, bem como a autonomia profissional, condições dignas de trabalho e garantia de Direitos Humanos. Em parceria com outras entidades, estamos desenvolvendo ações orientativas para a sociedade e categoria profissional, na busca pela garantia de uma atuação ética, técnica e pautada na ciência psicológica.

#ParaTodosVerem

Card quadrado. A imagem apresenta uma pessoa segurando um bloco quadrado de cor rosa, enquanto outros blocos coloridos (amarelo, verde, vermelho, azul) estão sobre uma superfície de madeira. (fim da descrição).


Termos relevantes
direitos humanos