Notícias
Nota elucidativa: a Psicologia no contexto da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Publicado em: 4 de outubro de 2024
A partir da participação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) na reportagem da CNN Brasil sobre o pedido de associações de pessoas autistas e seus familiares ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, cujo conteúdo cita uma terapia descrita como "similar a um regime manicomial" e faz referência à Análise do Comportamento Aplicada (ABA), lamentamos que o texto de divulgação tenha cometido equívocos epistemológicos, sendo necessário retirá-lo de nossos canais e publicar uma versão corrigida, que segue abaixo:
O CRP SP foi uma das entidades consultadas pela reportagem da CNN Brasil sobre denúncias em relação a práticas clínicas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). As críticas recentes levantadas na academia sobre a ABA têm apontado para uma aplicação restrita da ciência do comportamento humano, que é por natureza ampla, social e relacionada à cultura e à história de vida das pessoas envolvidas. Evidenciamos a necessidade de cuidados com o atendimento prestado às pessoas autistas, especialmente no contexto das práticas clínicas baseadas na ABA, a partir do que temos acompanhado nas ações de orientação e fiscalização realizadas até o momento.
Em conformidade com os princípios éticos que orientam a atuação psicológica, o CRP SP ressalta a importância de um cuidado que respeite a individualidade e as necessidades de cada pessoa, evitando práticas que possam configurar excessos ou um controle desproporcional sobre suas vidas, condicionando-as a padrões que desconsideram suas particularidades, autonomia, cultura e relações.
A Psicologia, enquanto ciência e profissão, busca sempre articular a compreensão das diversidades e respeitar os Direitos Humanos, priorizando a promoção da autonomia, bem-estar e inclusão.
Por fim, ressaltamos que a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP SP tem se debruçado a discutir as questões éticas e técnicas que permeiam a atuação de psicólogas e psicólogos nas questões de ABA, bem como a autonomia profissional, condições dignas de trabalho e garantia de Direitos Humanos. Em parceria com outras entidades, estamos desenvolvendo ações orientativas para a sociedade e categoria profissional, na busca pela garantia de uma atuação ética, técnica e pautada na ciência psicológica.
#ParaTodosVerem
Card quadrado. A imagem apresenta uma pessoa segurando um bloco quadrado de cor rosa, enquanto outros blocos coloridos (amarelo, verde, vermelho, azul) estão sobre uma superfície de madeira. (fim da descrição).