Notícias
CRP SP chega aos 50 anos mudando o paradigma de gestão; assista aos vídeos
Publicado em: 31 de outubro de 2024
Nos últimos meses, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) tem passado por grandes mudanças.
Mudanças espaciais. Técnicas. Culturais. Temporais.
Mudamos de lugar. Um espaço físico adequado é essencial; um espaço físico inspirador é uma mudança de perspectiva. A antiga sede, na rua Oscar Freire, ocupava uma casa que já se mostrava inadequada, precisando de reforma e cercada de prédios em construção.
Em 2023, a categoria decidiu leiloar esta casa, e a sede administrativa foi transferida para um prédio na rua Teodoro Sampaio, bem entre a antiga sede e a Subsede Metropolitana.
-
Foco na qualidade de vida das trabalhadoras
Com a pandemia, muitas de nós transformamos nossas casas em espaços de trabalho pela primeira vez, e vimos que podemos ser até mais produtivas aí. Também aprendemos a dar mais importância ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, que experimentamos de outro jeito quando não precisamos passar horas no transporte público.
Por isso, no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de maio de 2023, foi definido um projeto-piloto de implementação de trabalho híbrido e de jornada de 30 horas semanais.
Já em maio deste ano, uma consultoria liderada pelo dr. Mário César Ferreira iniciou o projeto Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), com uma pesquisa que teve por objetivo estabelecer um diálogo com as trabalhadoras do Conselho e reunir informações que permitiram fazer um diagnóstico de suas condições de trabalho, e, a partir deste, elaborar uma proposta de Política e Programa de QVT.
Alinhada às diretrizes do CRP, essa proposta de Política e Programa de QVT contempla, entre as seis temáticas em que divide o documento, a melhoria tanto das condições de trabalho quanto do atendimento ao público.
-
Um CRP SP mais ágil e mais próximo da categoria
Para assegurar a melhora do atendimento, um processo de modernização e racionalização do Conselho entrou em curso.
O papel das subsedes foi fortalecido, o que permitiu que se dividissem demandas antes centralizadas na sede administrativa, deixando o atendimento do CRP SP mais ágil e mais próximo das psicólogas.
Já o investimento em tecnologia permitiu modernizar diversos processos. A emissão de boletos, por exemplo, agora pode ser feita via site: além de facilitar a vida de profissionais inscritos, isso reduz a demanda por atendimento nas subsedes.
-
Vídeos comentam as mudanças pelas quais vem passando o CRP SP
Para celebrar essas mudanças, o CRP SP preparou três vídeos, que podem ser vistos em nosso canal no YouTube.
O primeiro vídeo, “Hora de crescer”, fala da expectativa quanto às transformações e das primeiras impressões das pessoas que trabalham no Conselho.
O segundo vídeo, “Casa nova”, é dedicado aos aspectos físicos e estruturais dessa mudança — a escolha da nova sede, o investimento em infraestrutura tecnológica — como resposta ao crescimento que o campo da Psicologia experimenta desde a pandemia.
Por fim, o terceiro vídeo, “Trabalhar e viver com qualidade”, trata do programa Qualidade de Vida no Trabalho, ressaltando o ineditismo da proposta de trabalho híbrido e em regime de 30 horas semanais como reconhecimento pelo afinco das trabalhadoras na sustentação do projeto ético-político do Conselho.
Assista. Compartilhe. Veja como está sendo administrado seu Conselho. É conhecendo que a gente se entende!
#ParaTodosVerem
Card quadrado, captura de tela de vídeo com colaboradoras e colaboradores do CRP SP falando sobre atuais mudanças de endereço e no modo de trabalho. No rodapé, logo do CRP SP junto ao selo de cinquenta anos da autarquia. (fim da descrição)