Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Profissionais da Psicologia e do Direito tratam sobre inclusão em live “Outubro inclusivo”


Publicado em: 5 de novembro de 2024

Com o intuito de instruir a categoria na atuação junto a pessoas com deficiências (PcD), e contribuir com uma atuação mais respeitosa e inclusiva, o Conselho Regional de São Paulo (CRP SP) promoveu a live "Outubro inclusivo: reflexões jurídicas sobre inclusão e direitos com especialistas". A proposta foi criar um espaço para debate e reflexão sobre inclusão e direitos, a partir dos aspectos legais, práticas psicológicas e Políticas Públicas sob uma perspectiva crítica.

Para quem deseja conhecer mais sobre o tema, indicamos o “Guia prático sobre acessibilidade para profissionais de Psicologia“, disponível no site do CRP SP, bem como a gravação do evento, que está disponível no canal do YouTube do Conselho e na nossa página do Facebook.

A abertura foi realizada pela psicóloga Ana Tereza da Silva Marques (CRP 06/141032), conselheira membra da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e da Comissão Especial de Psicologia Clínica e Avaliação Psicológica (CPAP). Pessoa com deficiência, surda profunda e bilíngue, ela destacou que aquela era uma oportunidade importante para pensar o papel da autarquia enquanto órgão de orientação e fiscalização. 

"Qual a relevância de estarmos tratando sobre esses temas? Inclusão não pode ser apenas uma palavra de ordem, mas deve ser uma prática constante em nossas vidas e profissão. A nossa luta por direitos e por reconhecimento é uma jornada que enfrenta muitos desafios. Neste mês, em especial, gostaria de convidar a todas as pessoas a intensificar reflexões sobre como as leis e as Políticas Públicas  podem servir como ferramentas efetivas para garantir nossos direitos. Que possamos sair daqui hoje com novas ideias, com vontade de transformar a nossa realidade, com a consciência de que a inclusão é um dever de toda sociedade."

Na sequência, teve início o painel "Direitos das pessoas com deficiência: uma visão jurídica", apresentado pela advogada Ana Navarro, membra efetiva da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB SP. Além de contar um pouco da história das leis e das conquistas na garantia de direitos, como na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Ana também citou da participação fundamental dos movimentos sociais e da quebra de paradigma quanto ao modo de considerar a pessoa com deficiência, uma mudança possível graças a novas definições que evidenciam como os impedimentos sofridos ocorrem devido à falta de condições dos ambientes onde se vive.

O professor e advogado Jorge Curtis, especialista em diversidade e inclusão, e CEO do projeto “Advogado em Libras", tratou sobre "Políticas Públicas e inclusão: desafios e avanços" no segundo painel do dia. Após apresentar um breve panorama com dados e índices sobre a realidade da pessoa com deficiência no Brasil, Jorge apontou os desafios e avanços no acesso à educação inclusiva, no emprego e mercado de trabalho, na acessibilidade e mobilidade urbana, e no cumprimento dos direitos fundamentais.

Para encerrar, Davi Rodriguez Ruivo Fernandes (CRP 06/118838), conselheiro e coordenador da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRP SP, analisou "O papel da Psicologia na defesa dos direitos". Em sua apresentação, o psicólogo criticou a lógica colonial que predominou durante muito tempo em relação às questões de deficiência, que vigorava a partir de um padrão preestabelecido considerado como norma, e enfatizou que as mudanças estruturais e de infraestrutura da sociedade trazem impacto na saúde mental dessas pessoas ao possibilitar o acesso aos direitos que outras pessoas também possuem, como de ir e vir.

O evento teve transmissão ao vivo e se destinou especialmente a psicólogas e psicólogos e estudantes de Psicologia, bem como a educadores, profissionais da saúde e representantes de organizações da sociedade civil.

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo roxo com grafismos em amarelo e laranja. Ao centro, ilustração da  capa do Guia prático sobre acessibilidade para profissionais de Psicologia. No lado direito, ícone de PDF informando que o guia está disponível para download. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos