Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Crepop: fortalecendo a Psicologia nas Políticas Públicas


Publicado em: 12 de novembro de 2024

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) foi criado pelo Sistema Conselhos de Psicologia no ano de 2006. A partir do desenvolvimento e difusão de referências técnicas, o objetivo sempre foi orientar o trabalho das/os psicólogas/os em setores essenciais como saúde, educação, assistência social e segurança pública.

Sua criação tem origem em outra iniciativa, o Banco Social de Serviços em Psicologia, que durante os anos de 2003 a 2005 buscou oferecer o trabalho de psicólogas/os para serviços e Políticas Públicas nas quais ainda não havia atuação de profissionais da área. A continuidade do projeto foi aprovada no V Congresso Nacional da Psicologia, como uma estratégia de continuidade das ações realizadas pelo Banco Social.

Por meio de consultas públicas, coleta e análise de dados, organização de pesquisas e eventos com pessoas psicólogas e especialistas, o Crepop busca identificar e sistematizar práticas de Psicologia aplicadas às Políticas Públicas. Essas informações e produções resultam em documentos técnicos que servem servem como orientações para o trabalho das/os psicólogas/os em diferentes áreas, garantindo um atendimento ético e qualificado em prol da transformação social.

Há pouco mais de dois anos, com a Resolução CFP 14/2022, foi formalizada a Rede Crepop Nacional, que institucionalizou o Centro de Referência tanto no Conselho Federal quanto nos Conselhos Regionais de Psicologia, numa estrutura integrada de produção e disseminação dessas referências técnicas, promovendo uma atuação unificada e colaborativa em todo o território nacional.

O Crepop é fundamental para a atuação da categoria por fornecer diretrizes bem fundamentadas para a prática profissional. Essas referências técnicas auxiliam psicólogas/os a lidar com questões complexas da realidade social, ajudando a garantir que o trabalho da/o psicóloga/o seja coerente com os princípios éticos, de justiça social e de promoção de direitos.

Desde a sua criação, o Crepop tem se consolidado como um espaço de diálogo entre o Sistema Conselhos e a categoria, promovendo avanços importantes no fortalecimento da Psicologia enquanto ciência e profissão. Cada vez mais, é uma referência ética e técnica para as/os psicólogas/os em Políticas Públicas, de modo a favorecer a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo branco e laranja. Ao fundo, ilustração de camadas em tons de branco variados, se sobrepondo.


Termos relevantes
direitos humanos