Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Dia da Consciência Negra e a urgência de uma Psicologia antirracista


Publicado em: 20 de novembro de 2024

O dia 20 de novembro, conhecido como Dia da Consciência Negra, marca a luta histórica e contínua contra o racismo no Brasil. Essa data foi escolhida em memória de Zumbi dos Palmares, líder de Angola Janga (Quilombo dos Palmares) e símbolo da resistência preta contra a escravização. No campo da Psicologia, a data nos convoca a um compromisso ético e político pautado no enfrentamento do racismo, além de valorizar a cultura afrodiaspórica, que é fundamental para a construção da identidade e da subjetividade de um povo que carrega as marcas do colonialismo.
 
A criação de uma Psicologia descolonizada é essencial para que possamos entender e respeitar as especificidades culturais e históricas das populações afro-brasileiras. Essa abordagem exige a incorporação de vozes e teorias de pensadoras como Lélia Gonzalez, Isildinha Baptista Nogueira, Neusa Santos Souza e Cida Bento, referências indispensáveis no estudo da subjetividade de uma população atravessada pelo período de escravidão e suas consequências.

Em seu compromisso com uma prática psicológica contra qualquer tipo de opressão e discriminação, o CRP SP desenvolve ações para promover a reflexão sobre o racismo no campo da Psicologia, com a publicação de materiais como os Cadernos Temáticos 14 e 39, que tratam do combate às diversas formas de violência que afetam a população preta, a cartilha “Racismo Institucional” e o “Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais”.
 
A importância de uma clínica racializada se estende a todas as pessoas profissionais, pois só assim poderemos compreender e intervir adequadamente nas realidades que afetam a população negra. O Dia da Consciência Negra é uma data para reafirmarmos a necessidade de uma Psicologia comprometida com a transformação social, onde o respeito à diversidade e à dignidade da população preta seja uma realidade.

É um convite à reflexão e à ação em prol de uma prática psicológica que realmente dialogue com as experiências e necessidades da população afrodescendente.

Saiba mais: https://linktr.ee/antirracismo 

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo amarelo com grafismos de plantas na lateral esquerda e direita nas cores cinza e amarelo escuro. Ao centro, ilustração de uma mulher negra, na direita, e um homem indígena, na esquerda. Na margem inferior direita, ilustração de um calendário de mesa na cor amarela. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos