Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Ética nas redes sociais: saiba mais sobre a divulgação de conteúdos profissionais.


Publicado em: 18 de novembro de 2024

O uso massivo das redes sociais como forma de interação modificou amplamente os limites entre o público e o privado na nossa sociedade, com impactos que alcançaram as interfaces entre a divulgação pessoal e a profissional.

Nesse contexto, é importante refletir que, enquanto as ferramentas digitais ampliam o alcance do que é dito, implicam necessidade de maior conhecimento dos riscos éticos envolvidos. Confira as dicas da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) sobre os cuidados nas publicações.

Separação entre o pessoal e o profissional
Ao utilizar redes sociais, é fundamental separar os conteúdos pessoais dos profissionais. As publicações feitas por psicólogas/os em perfis profissionais impactam diretamente a imagem da Psicologia. Por isso, o CRP SP estabelece normas para proteger a profissão, a categoria e a sociedade contra conteúdos eticamente incompatíveis ou prejudiciais. Caso identifique publicações que demandem análise ou ação do Conselho, entre em contato com a sua subsede pelo e-mail indicado.

 

Atenção à liberdade de expressão
A liberdade de expressão deve sempre respeitar a ética profissional e os Direitos Humanos. Quando você se manifesta como psicóloga/o, é responsável eticamente por seus pronunciamentos e conteúdos publicados.

 

Sigilo e privacidade
O sigilo profissional deve ser uma prioridade. Relatos de casos, diagnósticos ou orientações divulgados nas redes não podem, de forma alguma, permitir a identificação de pessoas atendidas. Mesmo com consentimento por escrito, não é recomendada a exposição de depoimentos ou imagens, em respeito à intimidade e à privacidade dos usuários dos serviços psicológicos. Além da ética profissional, essa conduta também está alinhada às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

 

Práticas publicitárias proibidas
Não é permitido utilizar publicidade enganosa, métodos comerciais coercitivos ou desleais, ou incluir cláusulas abusivas na prestação de serviços psicológicos.

 

Legislações de referência

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo roxo e branco. Ao fundo, ilustração de camadas em tons de branco variados, se sobrepondo.


Termos relevantes
direitos humanos