Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Acompanhe as mobilizações do Conselho e suas subsedes no #CRPSPAcontece


Publicado em: 19 de novembro de 2024

#ReuniãoNacionalCrepop
Entre os dias 16 e 19 de outubro, aconteceu a reunião nacional do Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), em Brasília, com a participação da coordenadora do Crepop, conselheira Mônica Cintrão França Ribeiro (CRP 06/20583), e das psicólogas especialistas técnicas Erika Kanashiro (CRP 06/141424) e Caio Vinícius (CRP 06/129237). A reunião é anual e reúne os 24 CRPs do país, tendo como objetivo as discussões nacionais das atividades do ano corrente e o plano de trabalho para o ano seguinte. Teve como pautas uma avaliação do ano de 2024, o plano de trabalho Crepop 2025, o edital de fomento 2023–2024 e 2024–2025 e a revisão de metodologia do Crepop.

#GestãoeFiscalizaçãodeContratos
 Aconteceu, entre os dias 15, 16 e 17 de outubro, o curso “Gestão de contratos e processo sancionatório”, no auditório Arrigo Leonardo Angelini, na Subsede Metropolitana. Foi uma capacitação muito importante para garantir a correta e segura atuação das/os trabalhadoras/es do CRP SP na gestão e fiscalização dos contratos administrativos à luz das disposições da Lei nº 14.133/2021. Foram abordados temas como a execução de contratos, inadimplemento e suas consequências, papel dos gestores e fiscais, bem como o processo administrativo sancionatório.
Com o objetivo de aperfeiçoar e adequar as práticas administrativas na estrutura do CRP SP, o curso ofereceu um espaço de aprendizado altamente relevante, especialmente para profissionais com pouca ou nenhuma familiaridade com temas de licitação, contratos e fiscalização.

O treinamento, trouxe também exemplos e comparações com a antiga Lei 8.666, proporcionando uma compreensão mais abrangente do tema. Foi enriquecedor perceber o comprometimento da gestão do CRP SP com essas pautas e o alinhamento contínuo às diretrizes e normativas do Tribunal de Contas da União (TCU). Como autarquia, é fundamental que utilizemos os recursos públicos de maneira eficiente para potencializar nossas ações. Essa capacitação traz benefícios para toda a estrutura do CRP SP, pois contribuirá para maior agilidade na elaboração de licitações, no acompanhamento de contratos vigentes e futuros e na prestação de contas à categoria e à sociedade.

#JustiçaRestaurativa
 Entre os dias 17 e 18 de outubro, aconteceu a oficina on-line “Justiça restaurativa e como lidar com conflitos” para psicólogas/os. Tendo a intenção de realizar formações sobre justiça restaurativa, mediação e como lidar com conflitos. O evento contou com apresentação conceitual (origens da justiça restaurativa x Sistema penal tradicional, ciclo da violência e reconexão, princípios da justiça restaurativa, Diferenças entre JR mediação e Conciliação, o que é conflito, níveis do conflito, como lidar e escuta), exercícios práticos e partilha.

#ViolênciaContraaMulher
No dia 12 de outubro, representantes da Subsede Alto Tietê participaram de encontro com Lisa Paus, ministra federal de Assuntos da Família, Idosos, Mulheres e Juventude da Alemanha, na Delegacia de Defesa da Mulher de Suzano. Contando com a participação de Silmara Marcelino, delegada titular da delegacia da Mulher de Suzano, Patricia Brava, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Suzano e Jaqueline Ferreira, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, o evento teve o intuito de fortalecer a luta contra a violência contra mulher. A participação do CRP consolida a importância das mulheres para a categoria majoritariamente feminina e faz parte das ações orientativas previstas pelo planejamento estratégico da subcomissão de mulheres por meio da Comissão de Direitos Humanos.

#LGBTQIA+
Em 29 de setembro, a Subsede Alto Tietê esteve na Parada LGBTQIA+ de Mogi das Cruzes. O evento deste ano teve o tema “Basta de Negligência no Legislativo: Vote pelos Direitos LGBT+”. Os representantes do CRP SP distribuíram materiais, ofereceram orientações sobre as ações do sistema conselhos e sobre a defesa dos direitos da população LGBTQIA+.

#PráxisdaPsicologiaEscolar
A Subsede Alto Tietê realizou o evento “A práxis da psicologia escolar” no Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes, em 28 de setembro. O evento contou com a participação de estudantes de Psicologia, psicólogas/os da rede pública e privada de ensino e das secretarias municipais de educação, que contribuíram para a discussão sobre a práxis do território. A atividade discutiu acerca do compromisso ético-politico com o contexto escolar, bem como da importância do embasamento em uma metodologia crítica de trabalho a partir da perspectiva de atuação prática e gestão no Sesi-SP, como proposta para adaptação e transformação da realidade no território do Alto Tietê.

#ProcessosÉticos
No dia 29 de agosto, foi realizado treinamento virtual com colaboradoras/es da Comissão de Ética sobre atividades relacionadas à instrução de processos éticos. O curso foi organizado pela coordenadora da Comissão de Ética, Luciana Mantovani (CRP 06/39829) e ministrado por Reginaldo Branco, da Subsede Grande ABC (CRP 06/32951) e Paulo Amorim, da Subsede Sorocaba, com apoio de Elaine Cruz, da Subsede São José do Rio Preto. O curso faz parte de ação, prevista no planejamento estratégico, de qualificação da equipe para tramitação das fases processuais.

#ClínicadaInfânciaeAdolescência
No dia 27 de agosto, aconteceu na Subsede Ribeirão Preto a roda de conversa em comemoração ao dia da Psicologia “Psicologia Clínica e o olhar para a infância e adolescência”. Além de um importante diálogo sobre as particularidades do atendimento clínico, também foram elaboradas propostas para o Congresso Regional de Psicologia (Corepsi). O evento também contou com o sorteio de uma obra produzida pelo artista Fernando Raposo Pagliotto.

#CuidadodeQuemCuida
No dia 24 de agosto, a Subsede Sorocaba realizou evento em comemoração ao mês da Psicologia e aos 50 anos do CRP SP, com a temática “Cuidado de quem cuida” e reflexões sobre a saúde mental da categoria. Também foi feita uma femenagem às psicólogas Celia de Fátima Pravatta (CRP 06/15984), pelo seus 41 anos de inscrição ativa, e Margarida Maria Vilhena Simeira (CRP 06/906), pelos seus 49 anos de inscrição ativa no CRP SP.

#CuidadoeAcolhimento
Em 24 de agosto, a Subsede Sorocaba realizou um debate para psicólogas/os e estudantes de Psicologia sobre a atuação profissional em serviços de acolhimento e na promoção do cuidado e proteção à crianças e adolescentes. Evento realizado no Auditório da Subsede Sorocaba.

 

#ParaTodosVerem
Imagem 1 — Fotografia dos participantes da reunião nacional do Crepop reunidos em uma sala do Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas, em Brasília. Eles estão atrás de um monitor que está posicionado no chão, alguns estão em pé e outros sentados no chão. Em volta, cadeiras estão dispostas por toda a sala. Na margem superior, faixa roxa com a logomarca do CRP SP junto ao selo de cinquenta anos da autarquia. Letreiro: (fim da descrição)

Imagem 2 — Fotografia dos colaboradores do CRP SP participando de capacitação interna, no auditório Arrigo Leonardo Angelini da Subsede Metropolitana. Eles estão reunidos no palco, alguns em pé e outros sentados no chão. Na frente das pessoas, há cadeiras e mesas dispostas. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. (fim da descrição)

Imagem 3 — Captura de tela mostrando os participantes da oficina de justiça restaurativa via Google Meet. As pessoas estão sentadas, olhando para a câmera. (fim da descrição)

Imagem  4 — Representantes da Subsede Alto Tietê reunidas com Lisa Paus, ministra federal da Alemanha, na Delegacia de Defesa da Mulher de Suzano. Elas estão em uma sala, em pé, reunidas lado a lado e sorrindo para a câmera. Ao fundo, banner da delegacia. Letreiro: “Sala rosa. Orientação jurídica e psicológica gratuita”. (fim da descrição)

Imagem 5 — Coordenadora da Subsede Alto Tietê junto a participante da Parada LGBTQIA+ de Mogi das Cruzes. Elas estão em pé no palco, de costas para o público, olhando para a câmera e sorrindo. Ao fundo, os participantes da parada estão dispersos. (fim da descrição)

Imagem 6 — Representantes da Subsede Alto Tietê reunidas com estudantes de Psicologia e psicólogas no Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes. As pessoas estão reunidas no palco do auditório, algumas em pé e outras sentadas. Na frente das pessoas, as cadeiras estão vazias. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. (fim da descrição)

Imagem 7 — Captura de tela mostrando os participantes do treinamento virtual com colaboradoras da Comissão de Ética via Google Meet. As pessoas estão sentadas, olhando para a câmera. (fim da descrição)

Imagem 8 — Colaboradoras da Subsede Ribeirão Preto juntas a demais participantes da roda de conversa. As pessoas estão reunidas em uma sala. Duas delas estão agachadas segurando um quadro. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. (fim da descrição)

Imagem 9 — Fotografia de duas psicólogas que foram femenageadas, reunidas na Subsede Sorocaba. Elas estão em uma sala, em volta de um banner e sorriem para a câmera. Ao fundo, cadeiras estão dispostas e há livros orientativos em uma estante. No banner, letreiro: “CRP SP. Subsede Sorocaba. Diferenças que constroem. Compromisso social e ético da Psicologia. (fim da descrição)

Imagem 10 — Representantes da Subsede Sorocaba reunidas com estudantes de Psicologia e psicólogas em debate. As pessoas estão reunidas em uma sala, em torno de um banner, algumas agachadas e outras em pé. Ao fundo, cadeiras estão dispostas. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos