Notícias
Você já parou para pensar no efeito de um princípio fundamental?
Publicado em: 26 de novembro de 2024
O Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o inicia com sete princípios fundamentais. São sete proposições curtas, que adentram as regras e as normas que orientam a atuação e a postura ética das/os psicólogas/os no Brasil. Você já teve a oportunidade de fazer uma leitura cuidadosa e reflexiva dessas proposições e pensar no motivo de um código iniciar justamente com esses princípios?
Vale muito a pena fazer essa leitura e apreciar estes sete princípios fundamentais como grandes eixos que têm como objetivos: “orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional”.
É importante ressaltar que o Código de Ética vigente reduziu o número de artigos do código anterior e ampliou os princípios fundamentais, e, com isso, concedeu mais liberdade e responsabilidade aos profissionais da Psicologia, valorizando a capacidade de compreender e refletir sobre as implicações de sua atuação no meio em que estão inseridos.
Mesmo que as sociedades sofram alterações e a profissão se transforme, a base ética de responsabilidade e de compromisso continuam. Os princípios fundamentais permanecem e asseguram o padrão de conduta que fortalece o reconhecimento da profissão.
O Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o está disponível aqui:
https://www.crpsp.org/uploads/pagina/289379/2j9LIMPLJ9jFr5YrK57HmAiBWjVMxdbe.pdf
#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo roxo e branco. Ao fundo, ilustração de camadas em tons variados de branco, se sobrepondo. (fim da descrição)