Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


1º de dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a Aids


Publicado em: 1 de dezembro de 2024

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado em 1º de dezembro como uma oportunidade para reforçar a importância da conscientização sobre o HIV/Aids e incentivar o enfrentamento de estigmas que ainda cercam essa questão de saúde pública, sociedade e Direitos Humanos. A Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico deixando o organismo mais vulnerável a infecções e doenças, podendo levar a óbito.

 

O HIV pode ser transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, do compartilhamento de seringas, de transfusão de sangue contaminado e também da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação, caso não sejam adotadas medidas de prevenção. É fundamental desmistificar uma questão: o contágio não ocorre por abraços, beijos, compartilhamento de utensílios ou convívio social.

 

O programa brasileiro de ISTs/HIV/Aids é uma referência mundial, destacando-se pela existência do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo diálogo com movimentos sociais, reforçando a importância de um SUS democrático e baseado em evidências científicas.

No entanto, o tema ainda enfrenta preconceitos, e é fundamental que psicólogas e psicólogos atuem em conformidade com o Código de Ética da Psicologia, promovendo saúde e qualidade de vida para todas as pessoas, além de combater todas as formas de discriminação, violência, crueldade e opressão.

A Psicologia, como ciência e profissão, reconhece o impacto da discriminação na saúde mental e no bem-estar e atua para promover acolhimento, cuidado e respeito à dignidade humana. Assim, reforçamos à categoria o compromisso ético na prestação do serviço de Psicologia para que, além de acolher, se promova a cidadania numa perspectiva de vida e enfrentamento ao preconceito.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo vem reafirmar seu compromisso contra a discriminação, estigmatização, preconceito e todas as outras formas de violência contra as pessoas que convivem com HIV. O Centro de Referências Técnicas em  Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), para subsidiar a atuação da Psicologia neste contexto produziu a Referência Técnica para Atuação de Psicólogas(os) nos Programas de IST/HIV/aids, que está disponível neste link.

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo vermelho com grafismos triangulares em branco e vermelho, em tom mais escuro, nas margens inferiores. Ao fundo, imagem de um laço vermelho, representando a campanha da luta contra a AIDS. Na margem inferior direita, ilustração de um calendário vermelho. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos