Notícias
Subsedes do CRP SP realizam oficinas com usuários de serviços de saúde mental
Publicado em: 5 de dezembro de 2024
Entre os meses de julho e outubro, seis subsedes do Conselho Regional de Saúde de São Paulo realizaram 53 oficinas de criação artística para usuários de serviços de saúde mental. As oficinas, que foram ofertadas em diferentes Centros de Atenção Psicossocial (Caps) nos municípios e nas subsedes, oportunizaram a produção de obras para inscrição no IX Prêmio Arthur Bispo do Rosário, realizado pelo CRP SP.
A premiação tem por objetivo identificar, valorizar e divulgar obras de artistas usuárias e usuários de serviços de saúde mental autodeclarados, que residam no estado de São Paulo. Integram o prêmio as categorias: escultura; instalações; zines; pinturas; ilustrações; fotografias; vídeos e literatura (poesias, contos, crônicas e textos).
Os temas artísticos desenvolvidos nas oficinas foram vídeo, pintura e escrita. Cerca de 380 obras foram produzidas ao longo das oficinas. Todos os 574 participantes foram incentivados a se inscrever no prêmio com as obras criadas.
Participaram da ação as subsedes de Sorocaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Grande ABC, Bauru e Metropolitana. A Subsede Sorocaba realizou quatro oficinas para 120 participantes; a Subsede São José do Rio Preto, 10 oficinas para 200 participantes; a Subsede Ribeirão Preto, uma oficina para 15 participantes; a Subsede Grande ABC, uma oficina para cinco participantes; a Subsede Bauru, duas oficinas para 30 participantes e a Subsede Metropolitana, 15 oficinas para 204 participantes.
Próximos passos
A lista completa de obras inscritas no prêmio pode ser acessada pelo site: http://www.crpsp.org.br/premio/trabalhos-inscritos.aspx. O resultado da premiação será divulgado no dia 06 de dezembro, nos canais do CRP SP.
Após a divulgação, o CRP SP se encarregará de retirar as obras originais nos locais indicados pela ou pelo artista para organização da exposição pública a ser realizada na cidade de São Paulo.
A exposição das obras está prevista para o período de 02 a 23 de maio de 2025, em local ainda a ser definido. Será realizada, ainda, cerimônia de premiação no dia 18 de maio de 2025.
Quem foi Arthur Bispo do Rosário
O nome da premiação é uma homenagem a um artista que, mesmo em condições adversas, tornou-se referência para o mundo das artes: o sergipano Arthur Bispo do Rosário (1911-1989). Considerado um artista de vanguarda, criador de objetos tridimensionais e precursor do que viria se chamar instalação, suas obras já foram expostas em grandes museus do Brasil e do mundo.
Internado no dia 25 de janeiro de 1939 na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, viveu cinco décadas trancafiado. Negro, solteiro, de naturalidade desconhecida, sem parentes, sem profissão e com antecedentes criminais, foi diagnosticado com esquizofrenia paranóide.
Na Colônia, produzia mantos e estandartes, bordados e miniaturas recobertos por fio azul, que obtinha desfiando o uniforme usado pelas pessoas institucionalizadas. No início dos anos 60, morou isolado no sótão e desenvolveu grande parte de sua produção. Durante os 25 anos ininterruptos que passou sem sair do manicômio, produziu 804 obras.
Saiba mais na página do prêmio: http://crpsp.org.br/premio/
#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo salmão com grafismos na cor azul, amarelo, branco e vermelho. Ao centro, ilustração de uma vestimenta usada por Arthur Bispo do Rosário. (fim da descrição)