Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


CRP SP recebe menção honrosa no Prêmio Justiça e Saúde do CNJ concedida ao Sistema Conselhos de Psicologia


Publicado em: 6 de dezembro de 2024

No dia 22 de novembro, Marta Eliane de Lima (CRP 06/94890), conselheira secretária, e Luciana Liberati Mantovani (CRP 06/39829), coordenadora de Ética, representaram o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e o Conselho Federal de Psicologia no recebimento de menção honrosa na 2ª Edição do Prêmio Justiça e Saúde do Conselho Regional de Justiça, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

A premiação ocorreu durante o III Congresso Nacional do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde (Fonajus).

O Prêmio Justiça e Saúde do CNJ, segundo a própria organização, é um instrumento que visa selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas voltados a orientar as políticas judiciárias para o aprimoramento das formas adequadas de soluções de conflitos envolvendo a saúde pública e suplementar.

Luciana conta que a menção honrosa foi concedida à apresentação da prática de ‘Normatização e implementação de métodos consensuais de resolução de conflitos usando a mediação nos processos disciplinares éticos'. O trabalho foi elaborado conjuntamente pelas conselheiras Marta Lima (CRP SP), Juliana Gabriel (CRP RJ), Delcio Fernando (CRP MG) e Julia Carvalho (CRP ES), além de Luciana.

A apresentação, que se destacou na categoria “Poder Público”, detalhou a prática da mediação no Sistema Conselhos de Psicologia, que desde a publicação da resolução CFP n°07/2016 tem realizado mediação em processos éticos. A inovação é que o CRP SP tem estendido a prática em questões funcionais.

Para Luciana, os resultados obtidos pela Câmara de Mediação do Conselho de Ética (CAM COE), bem como a obtenção do terceiro lugar no prêmio, “são grandes conquistas e um indicativo de que estamos no caminho certo, fazendo a diferença na vida das pessoas e promovendo justiça e saúde”.

Resultados da mediação

A resolução CFP n°07/2016 institucionalizou e normatizou a mediação nos processos disciplinares do Sistema Conselhos de Psicologia e trouxe uma mudança de paradigma na forma de cuidar dos processos éticos.

A mediação de conflitos nos Sistemas Conselhos de Psicologia é uma prática que tem por objetivo disseminar uma cultura social de autocomposição dos conflitos, considerando os princípios restaurativos como meios adequados de acesso à justiça, priorizando tanto a reparação dos danos relacionados à infrações ético-profissionais quanto a reconstrução dos laços sociais.

O trabalho destacou que, somando o esforço realizado em nove unidades do Sistemas Conselhos de Psicologia (CRP SP, CRP RJ, CRP RS, CRP PI, CRP MG, CRP SC, CRP RN, CRP CE e CRP PR), mais de 800 processos foram enviados à mediação. A partir deles, 213 acordos foram realizados.

Atualmente, quinze Conselhos Regionais de Psicologia já praticam a mediação de conflitos.

 

#ParaTodosVerem
Imagem 1 - Card retangular, fundo branco com textura hexagonal. Na parte inferior direita, há uma ilustração de bonecos estilizados em um círculo, simbolizando o ato da mediação. Ao centro, imagem das representantes do CRP SP juntas a demais participantes do evento. Elas estão segurando a menção honrosa no Prêmio Justiça e Saúde do CNJ. Da esquerda para a direita; Daiane Nogueira, Marta Eliane, Juliana Gabriel e Luciana Mantovani. No rodapé, logo do CRP SP junto ao selo de cinquenta anos da autarquia. (fim da descrição)

Imagem 2 - Card retangular, fundo branco com textura hexagonal. Na parte inferior direita, há uma ilustração de bonecos estilizados em um círculo, simbolizando o ato da mediação. Ao centro, imagem das representantes do CRP SP juntas a outra participante do evento. Elas estão próximas, em pé, olhando para a câmera e sorrindo. Da esquerda para a direita; Luciana Mantovani, Marta Eliane e Juliana Gabriel. No rodapé, logo do CRP SP junto ao selo de cinquenta anos da autarquia. (fim da descrição)
 
Imagem 3 - Card retangular, fundo branco com textura hexagonal. Na parte inferior direita, há uma ilustração de bonecos estilizados em um círculo, simbolizando o ato da mediação. Ao centro, imagem das representantes do CRP SP juntas. Elas estão segurando a menção honrosa no Prêmio Justiça e Saúde do CNJ. Da esquerda para a direita; Marta Eliane e Luciana Mantovani. No rodapé, logo do CRP SP junto ao selo de cinquenta anos da autarquia. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos