Notícias
CRP SP oferece curso gratuito sobre saúde mental no trabalho; veja como se inscrever
Publicado em: 20 de janeiro de 2025
Iniciativa atende a acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho em São Paulo
ATENÇÃO: as inscrições para a 1ª turma estão encerradas.
As inscrições para a 2ª turma estarão disponíveis a partir de 18 de março.
A saúde mental no ambiente de trabalho é uma preocupação crescente nas organizações. Estresse, ansiedade e outros transtornos mentais podem se manifestar devido a fatores como pressão excessiva, falta de apoio social e ambientes hostis, afetando não só a saúde das pessoas, mas também das organizações: estudos demonstram que o absenteísmo, a rotatividade de funcionárias/os e os custos com assistência médica aumentam significativamente em ambientes em que a saúde mental não é priorizada.
Com o objetivo de promover a conscientização sobre o tema, e no cumprimento de suas funções precípuas, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) oferece o curso “Saúde mental no trabalho: aspectos psicossociais de risco e proteção”, com o apoio técnico científico da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho - SBPOT e realização da Fundação Vanzolini.
O curso permitirá melhor compreensão dos riscos psicossociais que podem afetar a saúde mental das/dos trabalhadoras/es. Questões como assédio moral, carga de trabalho excessiva e falta de reconhecimento são fatores que contribuem para o desgaste emocional: capacitar profissionais para identificar e abordar esses riscos é essencial para a criação de políticas eficazes que previnam problemas de saúde mental e promovam uma cultura de cuidado e apoio.
Além disso, o curso proporcionará ferramentas práticas e teóricas para que gestoras/es possam desenvolver estratégias de proteção à saúde mental. Isso inclui a promoção de um ambiente de trabalho positivo, com boas práticas de comunicação, feedback construtivo e programas de reconhecimento.
Podem participar da formação gratuita gestores/as responsáveis pelos programas de saúde corporativa em empresas e organizações públicas e privadas, psicólogas/os ou não.
Saiba mais e inscreva-se em: https://vanzolini.org.br/cursos/saude-mental-no-trabalho-aspectos-psicossociais-de-risco-e-protecao/
Informações sobre o curso
O curso “Saúde mental no trabalho: aspectos psicossociais de risco e proteção” será oferecido na modalidade de ensino a distância (EaD), com dois encontros ao vivo por semana, no período da noite. No ambiente virtual de aprendizagem, as/os participantes poderão acessar o material didático, as aulas gravadas e muitas sugestões de material complementar.
A formação completa tem a duração de 64 horas, dividida em oito módulos de oito horas cada, com:
- duas horas de videoaulas gravadas por especialistas na área;
- duas horas de atividades síncronas (estudo de casos-problema e rodas de conversa para discussão e aplicação dos conteúdos aprendidos) com as/os professoras/es especialistas;
- quatro horas de atividades assíncronas em plataforma EaD, com pesquisas, leituras de material de apoio, vídeos, exercícios semanais de fixação e produção da atividade avaliativa final.
Programa
- Saúde psicossocial e trabalho — profª drª Liliam Deisy Ghizoni
- Fatores psicossociais de risco e proteção — profª drª Daniela Campos Bahia Moscon
- Diagnóstico e promoção de saúde no trabalho — prof. dr. Bruno Chapadeiro Ribeiro
- Principais transtornos mentais e de comportamento associados ao trabalho — prof. dr. Roberto Cruz
- Diversidade e inclusão: deficiência e neurodiversidade — profª drª Maria Nivalda de Carvalho Freitas
- Diversidade e inclusão: interseccionalidades, gênero e raça — profª drª Luciana Mourão Cerqueira e Silva
- Identificação e prevenção de assédio nas relações de trabalho — profª drª Júlia Gonçalves
- Gestão de pessoas e promoção de saúde — profª drª Sônia Maria Guedes Gondim
Corpo docente
Bruno Chapadeiro Ribeiro
Psicólogo (CRP 05/74873). Professor-adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Membro da gestão 2024–2026 da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo), onde coordena o comitê técnico “Saúde Mental e Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho” (CT SMRPRTs). Atua em grupos de trabalho sobre saúde mental e trabalho no Conselho Federal de Psicologia (CFP), na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), além de integrar grupos de pesquisa na UFF e na Unicamp.
Daniela Campos Bahia Moscon
Graduada em Psicologia e em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui mestrado e doutorado em Administração pela mesma instituição, onde atua como professora-adjunta da Escola de Administração (EAUFBA) e como docente permanente do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA), além de coordenar o mestrado profissional em Administração e o curso de especialização em Gestão de Pessoas com Ênfase em Gestão por Competências (UAB-Capes). Docente nos cursos de especialização em Gestão Pública do Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (Insper). É membra do colegiado dos programas de pós-graduação acadêmico e profissional e do Núcleo Docente Estruturante do bacharelado em Administração da UFBA. Integra o grupo de pesquisa Indivíduo, Organizações e Trabalho: processos psicossociais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA, e o Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). Atualmente, é editora associada da revista Psicologia: Organizações e Trabalho (RPot) e membra de grupo de trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp).
Júlia Gonçalves
Psicóloga (CRP 07/18408). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental pelas Faculdades Integradas de Taquara (WP-Faccat) e em Gestão de Pessoas e Marketing pela Universidade Franciscana (UFN). Atualmente, coordena e atua como docente na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Atitus Educação (campus Passo Fundo). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Psicossociais nas Organizações e no Trabalho (GePot) e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (Neppot-UFSC). Membra do GT Cultura Organizacional e Saúde no Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp). Membra da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT).
Liliam Deisy Ghizoni
Psicóloga (CRP 12/01495). Graduada em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Mestra em Educação pela UFSC e doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Laboratório Fator Humano, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Especialista em Saúde Mental pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Professora no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho e Emancipação (UFT) e membra do Grupo de Pesquisa ESCOPO (UFF). Membra do GT Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (Anpepp). Desde 2016 é editora-geral da revista Trabalho (En)Cena.
Luciana Mourão Cerqueira e Silva
Psicóloga (CRP 05/73963). Graduada em Comunicação Social pela UFMG e em Administração pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade do Estado de São Paulo (USP). Estágio pós-doutoral realizado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL, 2013). Atualmente é professora nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp) e coordenadora do Núcleo de Estudos em Trajetória e Desenvolvimento Profissional da Uerj (Aprimora). É bolsista produtividade do CNPq e Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela Faperj.
Maria Nivalda de Carvalho Freitas
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado em Psicologia pela University of Greenwich. Atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ. Líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho da UFSJ (Nace). Participa como revisora ou consultora de revistas científicas nacionais. É membra de corpos de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais e internacionais.
Roberto Cruz
Psicólogo (CRP 12/1418). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado na área de Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na área de Ciências Humanas pela Universitat de Barcelona (UB). Professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório Fator Humano (UFSC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia em Saúde (Hospital Universitário-UFSC). Consultor em programas de saúde e segurança no trabalho, perito psicólogo na área civil e trabalhista.
Sônia Maria Guedes Gondim
Psicóloga (CRP 03/2466). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (UGF) e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado pela Universidade de Cambridge (CAM) e pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Especialista em Gerência de Recursos Humanos pela Fundação Educacional Machado Sobrinho e em Formação de Coordenadores em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia Dinâmica de Grupo e Psicodrama (SBPDGP). Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (2022–2024). Atua no departamento de pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Onde coordena o grupo de pesquisa Emoções, Sentimentos e Afetos em Contextos de Trabalho (Emotrab), Membra da International Society for Research on Emotion (ISRE), da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e da Red Iberoamericana de Psicología Organizacional y del Trabajo (Ripot). Membra do Comitê Gestor PePsic, representando a SBPOT (2023–2026). Editora-adjunta da revista Paideia.
#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo branco composto por tons claros com um padrão hexagonal sobreposto. No centro, símbolo em formato de cruz com bordas arredondadas, formada por quatro segmentos coloridos que se sobrepõem parcialmente, nas cores amarelo, roxo, rosa e laranja. (fim da descrição)