Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


CRP SP parabeniza psicóloga Fernanda Magano por eleição à presidência do Conselho Nacional de Saúde


Publicado em: 20 de janeiro de 2025

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) parabeniza a psicóloga Fernanda Lou Sans Magano (CRP 06/41191) pela eleição ao cargo de presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o triênio de 2024 a 2027.

O CNS, criado com a missão de deliberar, fiscalizar e monitorar as políticas de saúde pública no Brasil, desempenha papel fundamental na construção das diretrizes para a saúde nacional, promovendo a participação ativa da população nas decisões. A eleição de Fernanda para a presidência do CNS marca um momento histórico, sendo a primeira vez que uma psicóloga ocupa essa posição de liderança na entidade.

A escolha de Fernanda para a presidência é resultado de um processo eleitoral consolidado por um procedimento protocolar, que envolve uma parceria entre trabalhadoras e trabalhadores de Saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Até 2006, o cargo de presidente do CNS era ocupado exclusivamente pelo Ministro da Saúde. Contudo, em 11 de julho daquele ano, o Decreto Presidencial nº 5.839 abriu espaço para a sociedade civil ocupar a presidência. Desde então, as representações da sociedade civil alternam a liderança da entidade.

A psicóloga, registrada no CRP SP, tem especialização em Direitos Humanos e Criminologia Social, além de uma extensa trajetória profissional. Atuou por 30 anos no sistema prisional paulista e atualmente trabalha na Saúde do município de Mauá. Foi membra da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (2022-2024), um fórum paritário que reúne gestores, prestadores de serviços e trabalhadores deste sistema.

A psicóloga é representante do segmento dos trabalhadores pela Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) e acumula uma trajetória no CNS. Atuou como conselheira desde 2018, integrou a mesa diretora do CNS de 2021 a 2024, sendo reconduzida agora à mesa diretora e à presidência, de 2024 até 2027.

"Sempre conduzi minha prática profissional pautada pelo Código de Ética da Psicologia e pela defesa dos Direitos Humanos. Ao enfrentar os altos índices de vulnerabilidade social, me posiciono contra as ameaças à saúde, os conflitos étnicos, o racismo e a discriminação, utilizando as ferramentas da Psicologia para promover a transformação da vida dos indivíduos e da sociedade." Ela destaca ainda sua atuação em movimentos importantes, como a Luta Antimanicomial, defendendo a implementação de cuidados em liberdade. 

Além disso, ressalta sua atuação como dirigente do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi-SP), da Fenapsi, da CNTSS (Confederação Nacional de Seguridade Social) e na direção estadual do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

A psicóloga afirma que no CNS seu trabalho será “orientado pela defesa do SUS e o respeito às necessidades, diversidades e especificidades de cada cidadão, cumprindo o princípio da equidade, incluindo o reconhecimento de determinantes sociais e fazendo cumprir os princípios de descentralização, regionalização, hierarquização e participação social”.

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, imagem de duas mulheres interagindo. Na direita, Fernanda Lou Sans Magano, sorri enquanto assina um documento sobre a mesa. Na esquerda, a outra mulher, observa e oferece orientação. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos