Notícias
Eleições CRP SP: período de inscrição de chapas será de 18/02 a 22/03
Publicado em: 18 de fevereiro de 2025
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) abriu o processo de inscrição de chapas para as eleições do Conselho. As inscrições ocorrerão de 18 de fevereiro a 22 de março de 2025, exclusivamente pelo Sistema E-Chapas (https://e-chapas.cfp.org.br).
Cada chapa deverá ser composta por 15 membros efetivos e 15 suplentes, atendendo às condições estabelecidas na Resolução CFP nº 03/2007.
Critérios de inclusão:
- No mínimo, 50% das vagas devem ser destinadas a mulheres.
- Reserva de, no mínimo, 20% das vagas para pessoas negras ou indígenas.
- Reserva de, no mínimo, 20% para pessoas trans, com deficiência, pertencentes a comunidades quilombolas ou de matriz africana.
- As chapas devem, preferencialmente, refletir a diversidade regional e a representatividade da categoria.
Somente poderão se candidatar e votar nas eleições para os Conselhos Regionais de Psicologia psicólogas e psicólogos com inscrição principal no próprio Conselho Regional de Psicologia, mesmo que provisória, e que atendam às demais condições definidas no regimento do CRP SP.
A Comissão Regional Eleitoral (CRE) estará disponível para elucidações pelo e-mail [email protected]. A CRE poderá ser consultada presencialmente, na sede do Conselho, mediante agendamento por este mesmo e-mail. O CRP SP está localizado na Rua Teodoro Sampaio, 417 - Pinheiros, São Paulo - SP.
A votação ocorrerá exclusivamente de forma on-line, entre as 8h do dia 23 de agosto e as 17h do dia 27 de agosto de 2025 (horário de Brasília/DF), por meio do site oficial https://eleicoespsicologia.org.br.
Haverá pontos de apoio à votação em sedes, subsedes, seções de base estadual e outros locais, com computadores disponíveis para o voto por pelo menos um dia do pleito.
O voto é secreto, pessoal, intransferível e obrigatório para todas as/os psicólogas/os regularmente inscritas/os e adimplentes no CRP SP, sendo facultativo para profissionais com idade igual ou superior a 65 anos.
Consulta nacional para o Conselho Federal de Psicologia
As eleições para o Conselho Federal de Psicologia também serão realizadas por meio de chapas nacionais, compostas por 11 membros efetivos e 11 suplentes. As candidaturas deverão ser registradas no Sistema E-Chapas entre 18 de fevereiro e 22 de março de 2025.
Critérios de inclusão:
- No mínimo, 50% das vagas devem ser destinadas a mulheres.
- Reserva de, no mínimo, 20% das vagas para pessoas negras ou indígenas.
- Reserva de, no mínimo, 20% para pessoas trans, com deficiência, pertencentes a comunidades quilombolas ou de matriz africana.
- As chapas devem indicar os cargos pleiteados por cada membro, conforme o Regimento Interno do CFP.
As/os candidatas/os não podem concorrer simultaneamente a cargo do Conselho Regional de Psicologia e do Conselho Federal de Psicologia, nem figurar em chapa regional como candidatas ao Conselho Federal de Psicologia. A Comissão Eleitoral Especial (CEE) será responsável pelo acompanhamento do processo e estará disponível para informações pelo e-mail [email protected].
Informações adicionais sobre ações afirmativas e heteroidentificação serão observadas na IN CFP nº 1, de 30 de janeiro de 2025.
O CRP SP reforça a importância da participação das/dos profissionais no processo eleitoral, contribuindo para a representatividade e fortalecimento da Psicologia.
Para mais informações sobre as eleições, acesse https://eleicoespsicologia.org.br ou entre em contato com a Comissão Regional Eleitoral pelo e-mail [email protected].
Leia o edital completo no Portal da Transparência.
#ParaTodosVerem
Card quadrado com fundo branco e grafismos em tons de azul no rodapé. No centro, há um ícone estilizado composto por um formato arredondado azul-escuro com linhas brancas e quatro círculos coloridos (verde, laranja, azul e amarelo) interligados. (fim da descrição)