Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


Congresso de Psicologia Clínica do CRP SP se consolida como espaço de debate e atualização profissional


Publicado em: 11 de março de 2025

De 13 a 15 de fevereiro, o CRP SP realizou seu 1º Congresso de Psicologia Clínica, um marco para a categoria, reunindo centenas de participantes ao longo de três dias de debates e atividades acadêmicas. Realizado na Universidade Paulista (Unip) - Campus Paraíso, em São Paulo, o evento teve como tema "Psicologia Clínica: Ética, Teoria e Métodos Psicoterápicos" e contou com a parceria do Conselho Federal de Psicologia (CFP), presente em diversas mesas de discussão.

Além da presença do presidente do CFP, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077) e da vice-presidenta, Alessandra Santos de Almeida (CRP 03/003642), diversos Conselhos Regionais de Psicologia do Brasil também participaram do congresso.

Durante a abertura, a conselheira presidenta do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), destacou: "este evento foi criado para ampliar a discussão sobre Psicologia Clínica no Brasil. O Censo de Psicologia mostra que mais de 70% dos profissionais atuam na clínica e, em São Paulo, esse número chega a 76%." Ela também ressaltou a grande procura por participação: "As inscrições se esgotaram em poucas horas, demonstrando a relevância do evento para a categoria."

Em uma de suas falas, o presidente do CFP compartilhou dados sobre a profissão: "somos 553.557 psicólogos inscritos nos 24 conselhos regionais. Em 2024, atingimos a marca de meio milhão de profissionais e devemos encerrar a década com um milhão".

A programação contou com 270 atividades, incluindo 79 instalações de pôsteres, 95 comunicações orais, 14 lançamentos de livros, cinco mesas principais, 25 mesas-redondas, 40 minicursos e 12 oficinas. O evento garantiu acessibilidade, com transmissão das mesas de debate no auditório da Unip e interpretação em Libras.

Engajamento do público

As transmissões ao vivo no YouTube alcançaram mais de 3.600 visualizações e geraram cerca de 150 comentários no chat. O engajamento nas redes sociais foi alto, com 6 mil menções feitas pelos participantes por meio de marcações de hashtags e publicações. Nos três dias de evento, o alcance foi expressivo, consolidando o evento como espaço de troca de conhecimento no cenário da Psicologia brasileira.

"Foi uma experiência enriquecedora. Estar aqui me fez sentir parte de uma rede comprometida com temas essenciais, como a Psicologia antirracista", afirmou Karoline Paiva, supervisora de estágios na Unip. "Vim de Osasco para participar e apresentar meu trabalho. Foi uma experiência surreal", disse o estudante de Psicologia Evaldo Souza.

A organização envolveu 30 trabalhadoras e trabalhadores do CRP SP e 65 monitoras e monitores voluntárias e voluntários, estudantes de Psicologia que auxiliaram na execução das atividades. Participaram também diversas entidades, como a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), a Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP) e o Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi), além das comissões especiais do CRP SP.

Eixos temáticos

Os debates foram organizados em seis eixos temáticos: métodos psicológicos para acolhimento e psicoterapia; atendimento em diferentes contextos; avaliação psicológica e diagnóstico; pesquisa e políticas de saúde mental; prevenção e tratamento de transtornos relacionados ao uso de substâncias; e desafios do atendimento na saúde suplementar.

Entre as/os palestrantes e profissionais que ministraram minicursos estiveram grandes nomes da Psicologia, como Vera Engler Cury (CRP 06/6020), Marilda Emmanuel Novaes Lipp (CRP 06/16187), Marta Regina de Moraes Foster (CRP 06/9360), Emiliano de Camargo David (CRP 06/89505), Kelly Cristina Brandão da Silva (CRP 06/49280), Alicia Beatriz Dorado de Lisondo (CRP 06/4483), Claudia Romano Pacífico (CRP 06/73021), Izabel Hazin (CRP 17/6573), Karina Okajima Fukumitsu (CRP 06/43624), Paulo Navasconi (CRP 06/212488), Carolina Saraiva (CRP 01/18298), Jeane Tavares (CRP 03/002458), Rodrigo Acioli Moura (CRP 05/33761), Iraní Tomiatto de Oliveira (CRP 06/2336), Wilson de Campos Vieira (CRP 06/42454), Alessandra Santos de Almeida (CRP 03/3642), Fernanda Lou Sans Magano  (CRP 06/41191) e Maria da Piedade Romeiro de Araujo Melo (CRP 06/45952).

No sábado (15), durante a mesa de encerramento, Flávia Luíza de Freitas Albuquerque (CRP 04/46426) e Christian Ingo Lenz Dunker (CRP 06/33930) debateram as "Possibilidades da Psicologia Clínica e Psicoterapia", com ampla participação do público.

Flávia destacou que a abordagem focada apenas em manuais de diagnósticos tende a ignorar dimensões sociais e culturais dos indivíduos, levando à patologização do sofrimento. Ela explicou que “a ação de patologizar consiste em desprezar elementos sociais considerando o sofrimento e as diferenças como produtos unilaterais de supostos desequilíbrios, desordens ou transtornos mentais”. E complementou: “nesse movimento, se culpabilizam indivíduos por questões que são estruturais, delegando a eles a iniciativa de resolverem sozinhos em seus âmbitos pessoais os efeitos de problemas políticos”.

Já Christian abordou questões sociais e históricas da Psicologia Clínica e propôs reflexões sobre a prática. “O que a gente chama de clínica: é um método baseado em perguntas e tem pressupostos. Tem de ter semiologia, diagnóstico, etiologia e terapêutica. Existem ótimas coisas que se podem fazer no campo da saúde, mas que não são clínica. Clínica tem a ver com olhar, no caso do médico, e escutar, no caso do psicólogo. A clínica é escutar o sofrimento das pessoas onde elas estão: na fábrica, no hospital, na escola” 

Canal de WhatsApp

Durante o congresso, foi anunciado o lançamento dos anais do evento e as/os participantes foram convidadas/os a ingressarem no canal de transmissão do CRP SP no WhatsApp, um espaço de divulgação de informações exclusivas para a categoria.

O sucesso do evento reforça o compromisso do CRP SP com a qualificação e aprimoramento da Psicologia Clínica no Brasil, promovendo um espaço essencial para debate e atualização profissional.

Os certificados de participação no evento estão disponíveis no site.

Assista as mesas de debate no YouTube.

Acesse o álbum de fotos do evento.

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado com fundo vermelho. Ao centro, grafismos coloridos que formam a ilustração de um cérebro. Em alguns pontos do cérebro há o simbolo da Psicologia, ícone de um livro, ícone de um sinal de adição e de conexão wi-fi. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos