Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


CRP SP lança nota orientativa sobre atendimento a usuárias/os de maconha


Publicado em: 20 de março de 2025

Objetivo é apresentar possibilidades e limites da atuação profissional

Em 7 de março de 2025, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) publicou a Nota Técnica CRP SP nº 1/2025, com o objetivo de fornecer subsídios a profissionais de Psicologia que atendem pessoas que fazem uso de maconha — seja com objetivos terapêuticos, seja de forma recreativa.

Partindo dos princípios fundamentais definidos no Código de ética profissional da/o psicóloga/o, a nota orientativa enfatiza a importância de acolhimento e orientação, tanto para as pessoas atendidas quanto para suas famílias. Além disso, ressalta a necessidade de se enfrentar o preconceito e a discriminação de raça, gênero e classe que perpassa a aplicação das políticas sobre drogas no Brasil. Para promover a conscientização sobre esses aspectos, optou-se pelo termo “maconha”, de origem quimbundo, no lugar de Cannabis, frequentemente associado a seu uso medicinal.

A nota traz, ainda, links para a legislação pertinente e para material do Sistema Conselhos de Psicologia sobre o assunto, bem como bibliografia atualizada sobre o uso e as aplicações terapêuticas da maconha. O Conselho Regional de Psicologia orienta a leitura e apropriação desse material por todas/os psicólogas/os, tendo em vista sua atualização para uma atuação ética e comprometida com os Direitos Humanos.

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado, fundo texturizado em tons de roxo. No centro, um símbolo circular segmentado em quatro partes preenchido com ilustrações de folhas de maconha em tons de verde. O restante do design inclui elementos gráficos como folhas estilizadas e linhas curvas, conferindo um estilo natural e orgânico à composição. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos