Notícias
Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Psicologia comprometida com a diversidade
Publicado em: 2 de abril de 2025
Celebrado em 2 de Abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo chama atenção para os direitos das pessoas diagnosticadas ou em processo de diagnóstico do espectro do autismo e para a importância de práticas comprometidas com a inclusão, a diversidade e a dignidade humana.
Como profissionais da Psicologia, temos o compromisso ético de garantir que pessoas no espectro do autismo sejam acolhidas em sua diversidade, com escuta qualificada, respeito à singularidade e práticas que não reforcem exclusões ou padrões normativos.
Todas as pessoas têm direito a um plano terapêutico construído a partir de suas vivências, singularidades e potências. Intervenções utilizadas sem reflexão crítica reforçam visões reducionistas que desconsideram a singularidade. A Psicologia deve promover saúde, autonomia e inclusão. E o cuidado deixa de ser inclusivo quando é baseado em protocolos rígidos, intervenções desumanizadas, estigmas e estereótipos.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo nos convoca a olhar para o autismo com respeito, escuta e compromisso ético. Afinal, cada pessoa no espectro do autismo é única, por isso mesmo o atendimento psicológico precisa respeitar vivências, ritmos e modos de ser.
O CRP SP reforça a importância de fundamentar a atuação psicológica na ciência, no respeito aos Direitos Humanos e na autonomia profissional. O exercício ético e técnico da Psicologia envolve escolhas devidamente fundamentadas, compromisso com o cuidado e formação contínua.
Também é essencial combater o capacitismo - forma de discriminação que desvaloriza a experiência das pessoas com deficiência, inclusive pessoas no espectro autista. A construção de uma Psicologia anticapacitista exige atenção às diversas barreiras de acessibilidade que limitam o acesso aos serviços.
É nesse sentido que o CRP SP disponibiliza o Guia Prático sobre Acessibilidade para Profissionais de Psicologia, um material indispensável para ampliar o olhar e transformar as práticas.
O guia trata de:
- Comunicação acessível: recursos visuais, LIBRAS, pictogramas, entre outros;
- Adaptação de instrumentos, mobiliários e ambientes;
- Acessibilidade sensorial, arquitetônica e digital;
- Escuta respeitosa, com abertura ao que é diferente do “esperado”;
- Superação de barreiras atitudinais.
Neste 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o CRP SP reforça: "Nada sobre nós, sem nós".
#ParaTodosVerem
Card quadrado com imagem ao fundo. A imagem mostra uma criança segurando a mão de um adulto. No pulso da criança, há uma pulseira com o tema de conscientização sobre o autismo. As pessoas estão ao ar livre, com um fundo desfocado de vegetação. Há elementos gráficos sobrepostos, como formas geométricas nas cores azul e laranja, e uma ilustração de calendário de mesa.