Notícias
Descentralização do CRP SP visa aprimorar a eficiência e o atendimento à categoria
Publicado em: 8 de abril de 2025
Com 11 subsedes distribuídas pelo estado de São Paulo, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), por meio de sua diretoria, gerências e coordenações, delineou um plano de descentralização como parte do Planejamento Estratégico. A iniciativa visa transformar processos administrativos e técnicos, promovendo maior eficiência e otimização das operações da autarquia.
Com foco na descentralização e na melhoria da eficiência, foi discutida a implementação de um plano abrangente que inclui a redistribuição de tarefas e um programa intensivo de capacitação, com o objetivo de aprimorar os fluxos administrativos e técnicos. Entre as ações prioritárias, estão a adaptação dos processos de mediação e análise de representações éticas e o fortalecimento do atendimento digital às/aos psicólogas/os.
Um dos desafios enfrentados foi o atraso nas análises de representações dos anos de 2023 e 2024. Para enfrentar essa questão, foi proposta a capacitação das equipes técnicas das subsedes, liderada pela Comissão de Ética (COE), para garantir análises mais ágeis e eficintes. Também foram realizadas visitas a todos os territórios, denominadas "Caravanas da COE".
Outra medida significativa foi a substituição progressiva do atendimento telefônico por canais digitais, como chatbots e videoconferências, no modelo de plantões de atendimento. Garantir que esses novos canais proporcionem respostas adequadas e eficazes tem sido um desafio importante.
O plano também prevê a descentralização da arrecadação, com início previsto para abril, transferindo gradativamente essa atividade — até então centralizada no setor financeiro da sede — para as subsedes. Simultaneamente, está sendo elaborado um programa de treinamento para equipes administrativas com o objetivo de prepará-las para os novos processos descentralizados.
Para assegurar a efetividade das mudanças, foram estabelecidos cronogramas detalhados e um documento centralizado no Google Drive para acompanhar o progresso da descentralização. Além disso, está em curso um monitoramento contínuo para garantir que todas as etapas sejam cumpridas conforme o planejado.
Outros temas debatidos na Caravana da COE
Nos encontros subsequentes, foram debatidos temas como a reorganização das atividades de cobrança e arrecadação, a descentralização das atividades administrativas, a otimização dos processos de atendimento às/aos psicólogas/os jurídicas/os, entre outras medidas destinadas a aumentar a eficiência operacional e a transparência junto à categoria.
O plano de descentralização do CRP SP não busca apenas aprimorar a eficiência interna, mas também reforçar o compromisso institucional com a categoria, garantindo um serviço mais ágil, eficaz e alinhado às necessidades contemporâneas.
#ParaTodosVerem
Imagem 1 - Captura de tela quadrada mostrando participantes da reunião entre gerências e coordenações do CRP SP. (fim da descrição)
Imagem 2 – A imagem mostra participantes da Caravana da COE na Subsede Metropolitana reunidos no auditório Arrigo Leonardo Angelini desta subsede. A imagem mostra as pessoas em pé, reunidas no palco e olhando para a câmera. (fim da descrição)
Imagem 3 - A imagem mostra participantes da Caravana da COE na Subsede Assis. As pessoas estão em volta de um monitor, reunidas em uma sala e olhando para a câmera. (fim da descrição)