Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


19 de abril - Dia Nacional dos Povos Indígenas


Publicado em: 19 de abril de 2025

Com registro de 305 povos, 275 línguas e aproximadamente 1,7 milhão de pessoas autodeclaradas indígenas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (dados de 2022), está presente uma imensa diversidade étnica e cultural, que se espraia por todo o território nacional. Isso nos chama a refletir sobre a história do Brasil e sua complexidade no campo das relações étnico-raciais.

A luta dos povos originários assume um espaço de grande visibilidade em âmbito nacional e internacional, levantando pautas fundamentais, como: direito ao território; acesso digno às Políticas Públicas; soberania e segurança alimentar; proteção da biodiversidade; reconhecimento étnico; respeito às particularidades de cada povo e território; valorização dos seus saberes ancestrais; combate ao racismo e à discriminação, entre tantas outras.

No Brasil, a história indígena é atravessada por inúmeras violências e negligências, e isso deixa marcas em suas coletividades e subjetividades. Pensar e construir uma Psicologia que acolha e compreenda as demandas singulares desses povos exige um olhar que saiba reconhecer o sofrimento indígena dentro de suas especificidades e atuar sob uma ética que esteja de acordo com suas cosmologias e políticas diferenciadas.

Em 2024, no 20º Acampamento Terra Livre (ATL), considerada a maior mobilização indígena do país, houve uma mesa direcionada para discutir a “Saúde Mental e Bem Viver dos Povos Indígenas”. Psicólogas/os indígenas de diferentes regiões do Brasil compartilharam suas preocupações diante do alto índice de depressão, ansiedade e suicídio entre a juventude indígena.

Em 2025, a mesma temática teve apoio do Conselho Federal de Psicologia e contou com a participação da psicóloga indígena do povo Tuxá e presidenta da Comissão de Direitos Humanos do CFP, Nita Tuxá.

Neste dia, o CRP SP convida a categoria a se aproximar da luta dos povos indígenas no Brasil. Conheça os materiais de apoio sobre essa temática:

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado com imagem de duas mulheres indígenas em um momento de afeto. Elas estão sorrindo, usando vestes tradicionais, colares de miçangas e penas, além de uma pintura facial característica. A mulher à direita está dando um beijo no rosto da outra. No canto inferior direito da imagem, há um ícone de calendário branco sobre um fundo marrom, e na parte inferior esquerda há um triângulo em tom vinho. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos