Notícias
Alerta de golpe com o uso do nome do CRP SP
Publicado em: 24 de abril de 2025
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) informa que psicólogas e psicólogos têm relatado tentativas de golpe envolvendo o nome da autarquia .
Pessoas criminosas estão se passando por representantes do CRP SP para solicitar pagamentos indevidos, alegando supostas dívidas de anuidade ou cobranças registradas em cartório.
A atual modalidade de golpe envolve:
- Ligações telefônicas ou mensagens com tom de urgência, comunicando a existência de dívida registrada em cartório;
- Ameaças de suspensão do registro profissional (CRP) e negativação do nome, caso o pagamento não seja realizado;
- Exigência de pagamento por PIX ou boleto enviado por e-mail ou WhatsApp;
- Prazo curto para quitação da suposta dívida, como forma de pressão.
- Uso do nome do CRP SP associado ao nome do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi) para efetuar cobranças.
Este tipo de abordagem é fraudulenta. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) já alertou que, especialmente neste período do ano, são comuns os golpes relacionados a falsas cobranças de anuidades nos conselhos das profissões regulamentadas.
Em caso de contato suspeito:
- Não realize nenhum pagamento;
- Não forneça dados pessoais ou profissionais;
- Entre em contato diretamente com o CRP SP por meio dos canais oficiais, disponíveis em https://crpsp.org, para verificar a veracidade das informações.
- Recomendamos que o ocorrido seja registrado por meio de boletim de ocorrência e comunicado ao banco, caso algum valor já tenha sido transferido.
Divulgar essas informações é uma forma de proteger a categoria e evitar que outras pessoas sejam prejudicadas.
#ParaTodosVerem
Card retangular, fundo laranja. No topo, ícone de alerta em formato de balão de fala e dentro do ícone um ponto de exclamação. Ao lado, silhueta de uma pessoa ao telefone e um botão vermelho de desligar chamada. (fim da descrição)