Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


CRP SP participa do X Seminário Nacional de Direitos Humanos do CFP


Publicado em: 9 de junho de 2025

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) participou, nos dias 6 e 7 de junho, do X Seminário Nacional de Direitos Humanos, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília. Com o tema “Psicologia e Direitos Humanos: Caminhos Emancipatórios para (Re)Existências Brasis”, o evento contou com debates sobre Direitos Humanos, Políticas Públicas inclusivas e o cuidado em liberdade, reforçando a importância da Psicologia na garantia de direitos e na atuação junto a comunidades historicamente marginalizadas.

O evento teve ainda o pré-lançamento de um relatório nacional sobre a desinternação de pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei nos hospitais de custódia. O CRP SP contribuiu com reflexões e dados de uma inspeção realizada no estado de São Paulo, trazendo à tona questões urgentes relacionadas à saúde mental e à proteção dos direitos dessas pessoas.

A conselheira presidenta do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), destacou a relevância dos dados apresentados, mencionando que a inspeção identificou condições análogas à escravidão e violações sistemáticas de direitos. Segundo ela, o CRP SP foi ao evento “para apresentar os dados da inspeção que foi feita no estado de São Paulo, fruto de uma inspeção nacional em hospitais de custódia para avaliar as condições humanas e dignas das pessoas que estão lá cuidando da saúde mental e que necessitam de cuidados especializados e redes de cuidado e liberdade”.

A vice-presidenta Camila Andrade de Oliveira (CRP 06/94895) reforçou o papel do seminário para o fortalecimento da Psicologia: “este é um espaço de muita potência, de muita construção, de resistência e muita luta”. O conselheiro tesoureiro Eduardo de Menezes Pedroso (CRP 06/122428) complementou: “é aqui que a gente discute e debate pautas muito importantes para fortalecer a nossa Psicologia e também proteger a sociedade.”

A conselheira Ione Aparecida Xavier (CRP 06/27445), que também participou do evento, destacou a necessidade de garantir Políticas Públicas que contemplem a diversidade dos corpos e territórios atendidos pela Psicologia: “é muito importante olharmos para os povos tradicionais, para os povos quilombolas, para as pessoas com deficiência e entendê-las como pessoas únicas, que precisam de um olhar, precisam de uma qualificação de trabalho diferenciada, porque são corpos que dizem muito a respeito da sua história”.

O conselheiro Carlos Eduardo Mendes (CRP 06/153775) ressaltou a necessidade de considerar diferentes olhares na construção de políticas efetivas: “pensar e falar sobre Direitos Humanos na perspectiva de vários corpos diferentes, de vários territórios diferentes, avaliando os compromissos assumidos, foi bastante importante. Principalmente porque a gente sabe que é nas periferias onde mais se acontecem as violações de direitos, então a gente precisa continuar conversando sobre isso”.

Com sua participação no seminário, o CRP SP reafirma o compromisso com uma Psicologia ética, inclusiva e socialmente comprometida, contribuindo para o fortalecimento de ações e diretrizes que promovam a dignidade, o cuidado e a liberdade em todos os campos de atuação.

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado. Ao fundo, ilustração de diversas pessoas coloridas em variadas poses. Ao centro, ilustração de duas setas, uma virada para cima e outra para baixo, representando a logo das Oficinas pré giro descolonial. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos