Notícias
CRP SP formaliza jornada de 30 horas semanais e teletrabalho em regime híbrido para trabalhadoras/es
Publicado em: 12 de junho de 2025
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) concluiu um marco histórico para as/os trabalhadoras/es durante o Encontro Institucional sobre Saúde Mental no Trabalho, realizado no dia 30 de maio de 2025. Na ocasião, foi assinada a Resolução CRP06 Nº 8/2025, que institui a jornada de 30 horas semanais e regulamenta o teletrabalho em regime híbrido no CRP SP.
A medida, que integra o Programa de Qualidade de Vida (QVT) da autarquia, representa um avanço significativo na garantia de melhores condições de trabalho, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e cuidado com a saúde mental das/os trabalhadoras/es do CRP SP.
"Este é um marco fundamental para a qualidade de vida no trabalho, construído coletivamente e reafirmado nesta plenária. São direitos que fortalecem o compromisso institucional com relações laborais mais humanas e respeitosas", afirmou a conselheira presidenta do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), ao oficializar a assinatura da resolução.
Além dessa importante conquista, Talita também realizou a assinatura do primeiro aditivo de contrato da trabalhadora com mais tempo de casa no CRP SP, Sara Cristina Favero Santos, reforçando o compromisso da gestão com o reconhecimento e valorização do trabalho contínuo das/os profissionais que fazem parte da história do Conselho.
A conselheira vice-presidenta do CRP SP, Camila Andrade de Oliveira (CRP 06/94895) reforçou o compromisso da gestão com a valorização das/os trabalhadoras/es e lembrou os desafios enfrentados desde o início do mandato. Ela destacou que a implementação das 30 horas semanais e do regime híbrido de trabalho reafirma a necessidade de garantir condições mais justas e saudáveis para todas/os.
"Desde o primeiro planejamento estratégico do XVII Plenário, tínhamos como objetivo melhorar a relação da gestão com as trabalhadoras/es e com a categoria. Não poderíamos alcançar uma comunicação mais assertiva sem olhar para dentro, sem arrumar a nossa casa", afirmou a vice-presidenta do CRP SP.
Além da nova regulamentação, Camila ressaltou a ampliação das equipes nas subsedes, o fortalecimento do setor jurídico e de comunicação, e o investimento em iniciativas como o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que passou a ser uma diretriz permanente e não apenas uma ação pontual.
O conselheiro tesoureiro do CRP SP, Eduardo de Menezes Pedroso (CRP 06/122428) destacou que a implementação das 30 horas semanais não é apenas um ato administrativo, mas um avanço político e ético. "Nós sabemos, como psicólogas e psicólogos que a jornada de trabalho impacta diretamente na saúde mental. Cuidar de quem constrói e atende nossa categoria é também cuidar da própria categoria", afirmou o conselheiro tesoureiro do CRP SP.
Eduardo reforçou que todas as mudanças estruturais implementadas na gestão foram pensadas para serem perenes, atravessando futuras gestões sem retrocessos. "Publicamos resoluções e portarias para institucionalizar essas melhorias, garantindo que a profissionalização do Conselho seja contínua", disse.
A conselheira secretária do CRP SP, Ana Tereza da Silva Marques (CRP 06/141032) trouxe um olhar sobre o poder do coletivo e a importância da construção compartilhada na instituição. "Nós trabalhamos juntas e juntos em prol de algo. O CRP SP é um espaço profundamente pedagógico, e pensar no poder coletivo é compreender que ninguém conquista o mundo sozinho. Cada avanço foi uma conquista coletiva", afirmou.
O evento contou ainda com palestra sobre saúde mental e qualidade de vida no trabalho, conduzida por José Roberto Montes Heloani (CRP 06/43418), especialista referência no tema, bem como atividades interativas e palestra sobre diversidade e inclusão.
Estiveram presentes no encontro também as conselheiras Ione Aparecida Xavier (CRP 06/27445), Maria da Glória Calado (CRP 06/33194), Mayara Aparecida Bonora Freire (CRP 06/120511) e o conselheiro Davi Rodriguez Ruivo Fernandes (CRP 06/118838).
Acesse a Resolução CRP06 Nº 8/2025 em: https://transparencia.cfp.org.br/crp06/legislacao/resolucao-crp-n-08-2025-de-27-de-maio-de-2025/
Acesse o álbum de fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/202250421@N07/albums/72177720326578388
#ParaTodosVerem
Card retangular. Na foto, da esquerda para a direita, a conselheira Ana Tereza da Silva Marques, a conselheira vice-presidenta Camila Andrade de Oliveira, a conselheira presidenta Talita Fabiano de Carvalho e o conselheiro tesoureiro Eduardo de Menezes Pedroso. Estão sentados atrás de uma mesa forrada com um tecido preto, escrevendo anotações em seus computadores e dialogando com o público presente no encontro. (fim da descrição)