Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


CRP SP lança guia e cartilhas para orientar o atendimento a pessoas com deficiência


Publicado em: 23 de junho de 2025

A atuação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), por meio de sua Comissão de Direitos Humanos e suas subcomissões, tem sido marcada pelo compromisso ético com a inclusão, com o enfrentamento ao capacitismo e com a promoção da diversidade. Esse compromisso se materializa em três publicações recentes que refletem um projeto político-pedagógico baseado na acessibilidade, pluralidade e justiça social.

A Cartilha para produção de documentos escritos anticapacitistas é um marco na orientação técnica da categoria. Ela propõe uma reflexão crítica sobre a linguagem utilizada em documentos psicológicos, como laudos, relatórios e atestados, oferecendo alternativas para uma escrita respeitosa, centrada na autonomia e nos direitos das pessoas com deficiência (PcD). Elaborada pela Subcomissão de Psicologia, Pessoa com Deficiência e Multiculturalidade, a cartilha visa qualificar a prática profissional, evitando estigmas e reforçando o modelo social da deficiência

Já o Guia prático sobre acessibilidade para profissionais de Psicologia, em sua segunda edição (2025), amplia o olhar para além do discurso técnico. Ele propõe uma reparação histórica da Psicologia enquanto ciência e profissão que, por muito tempo, foi conivente com práticas excludentes. O Guia oferece orientações concretas para eliminar barreiras comunicacionais, sensoriais, arquitetônicas e atitudinais nos serviços psicológicos, promovendo uma atuação ética e equitativa, conforme a Lei Brasileira de Inclusão (LBI; Lei nº 13.146/2015).

Por fim, a Cartilha de atendimento à pluriversidade surda traz contribuições valiosas ao evidenciar a pluralidade identitária da comunidade surda e ao orientar práticas inclusivas e acessíveis. A publicação destaca o enfrentamento ao ouvintismo e ao capacitismo como exigência ética, além de reconhecer a surdez como uma vivência interseccional e multicultural. O material serve de referência tanto para profissionais quanto para pessoas surdas em busca de reconhecimento e pertencimento no espaço terapêutico.

Juntas, essas obras constroem um legado coletivo de luta por uma Psicologia anticapacitista, plural e efetivamente comprometida com os Direitos Humanos. Elas não apenas informam, mas inspiram uma prática cotidiana coerente com os princípios da equidade e da dignidade.

Acesse todos os materiais aqui: https://www.crpsp.org/impresso/index?categoria=5

 

#ParaTodosVerem
Card quadrado com fundo roxo. A imagem mostra três publicações do CRP SP com foco em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Os materiais estão dispostos sobre um fundo em tons de roxo claro e têm os seguintes títulos: à esquerda, Cartilha de Atendimento à Pluriversidade Surda, mostra capa escura com uma ilustração colorida de uma orelha estilizada em linhas curvas. Ao centro, Guia Prático sobre Acessibilidade para Profissionais de Psicologia, mostra capa roxa com detalhes em laranja e branco, incluindo ícones de acessibilidade (cadeira de rodas, audiodescrição, libras, entre outros). À direita, Cartilha para Produção de Documentos Escritos Anticapacitistas, mostra capa branca com ilustrações azuis de pessoas com deficiência e símbolos de inclusão. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos