Notícias
27 de agosto: Dia da/o Psicóloga/o
Publicado em: 27 de agosto de 2025
No dia 27 de agosto celebramos o Dia da/o Psicóloga/o, data que remete à sanção da Lei nº 4.119/1962, que regulamentou a Psicologia como profissão no Brasil. Desde então, a Psicologia consolidou-se como ciência e prática profissional fundamental na construção de uma sociedade mais justa, plural e comprometida com os Direitos Humanos.
Instituído em 2016, por meio da Lei nº 13.407, o Dia Nacional da/o Psicóloga/o é um marco de reconhecimento à atuação de mais de 560 mil profissionais em todo o país, que exercem seu trabalho nos mais diversos contextos: da clínica à pesquisa, da assistência social à saúde, da educação à justiça, da segurança pública ao esporte e nas Políticas Públicas que garantem cidadania e dignidade à população.
Em 2025, a data nos convida a relembrar a trajetória da Psicologia brasileira e, ao mesmo tempo, a reafirmar compromissos ético-políticos. Nossa história foi construída em diálogo com os grandes desafios do país: enfrentamos períodos de autoritarismo, participamos ativamente da redemocratização, fortalecemos práticas comunitárias e coletivas e avançamos na formulação de Políticas Públicas que reconhecem o cuidado em liberdade como princípio essencial.
Hoje, a Psicologia segue convocada a responder aos desafios contemporâneos: o aprofundamento das desigualdades, o aumento da violência, o sofrimento psíquico acentuado pela precarização das condições de vida e as ameaças à democracia. A atuação das/os psicólogas/os reafirma o compromisso com uma ciência e uma profissão críticas, laicas, plurais e comprometidas com a transformação social.
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) celebra esta data prestando reconhecimento a cada psicóloga e psicólogo que, em seu exercício profissional, reafirma cotidianamente os princípios éticos da Psicologia: a promoção da dignidade humana, o respeito às diversidades, a defesa da democracia e a luta intransigente pelos Direitos Humanos. Neste 27 de agosto, o convite é para celebrar, resistir e continuar construindo uma Psicologia viva, necessária e comprometida com o futuro.
A Psicologia que Transforma
Neste mês de agosto, o CRP SP realizou a campanha “A Psicologia que Transforma”, para valorizar a atuação de profissionais que fazem da escuta, do vínculo e da construção coletiva instrumentos de transformação. Com depoimentos reais e afetivos, buscamos dar visibilidade às histórias de pessoas que tiveram suas vidas tocadas pelo trabalho de psicólogas e psicólogos, evidenciando a relevância da Psicologia na promoção da saúde mental, da dignidade e do bem viver.
#ParaTodosVerem
Card quadrado, retratando conselheiras e conselheiros do XVII Plenário do CRP SP sorridentes e em um grande abraço coletivo, ao ar livre, em frente a Subsede Metropolitana. No canto inferior direito, sobreposto à imagem, aparece o logotipo do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), e a identidade visual da campanha a Psicologia que transforma, um ícone com traços que formam o símbolo da Psicologia nas cores roxa, vermelha e verde, representando um abraço, conexão, crescimento e diversidade. O fundo da imagem é composto por blocos em tons pastel de roxo, azul e vermelho. (fim da descrição)