Notícias
Alerta de segurança: saiba diferenciar o envio oficial da anuidade 2026 de tentativas de golpe
Publicado em: 17 de dezembro de 2025
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) reforça o alerta à categoria sobre tentativas de golpe realizadas por telefone, aplicativos de mensagens e e-mail. Pessoas mal-intencionadas têm se passado por funcionárias e funcionários do Conselho para realizar cobranças indevidas, utilizando tom de ameaça e urgência.
Para garantir a sua segurança e evitar fraudes, é fundamental saber diferenciar as comunicações oficiais do CRP SP das abordagens criminosas, especialmente neste momento de mudança no envio da anuidade.
Mudança importante: anuidade 2026 por e-mail
Para facilitar a rotina da categoria e evitar lentidão nos sistemas, o CRP SP mudou a forma de envio da anuidade. Em 2026, os boletos para pagamento em cota única serão enviados ativamente para o seu e-mail.
Essa mudança exige atenção redobrada aos detalhes de segurança para garantir que você está acessando o documento oficial.
Como identificar a comunicação oficial e segura?
Antes de realizar qualquer pagamento, verifique sempre os seguintes pontos:
- Remetente: os e-mails oficiais do CRP SP partem exclusivamente dos domínios @crpsp.org.br e @crp-sp.org.br. Desconfie de remetentes genéricos (como @gmail, @hotmail, @yahoo) ou com grafias estranhas.
- Beneficiário do boleto: ao abrir o boleto ou ler o código de barras no seu banco, o beneficiário deve ser identificado como Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região. Se aparecer qualquer outro nome ou CPF/CNPJ desconhecido, não pague.
- Tom da mensagem: o CRP SP nunca utiliza tom de ameaça, coação ou solicita transferências urgentes via PIX para contas de terceiros/pessoas físicas pelo WhatsApp ou telefone.
- Isenção por idade: se você completa 65 anos em 2026, tem isenção automática da anuidade. Se receber cobrança referente a este ano, desconsidere em qualquer caso.
Sinais de golpe (o que o CRP SP NÃO faz)
- Ameaça de cancelamento imediato: atrasos no pagamento de anuidade não resultam no cancelamento imediato da inscrição profissional (conforme art. 4º da Lei n.º 12.514/2011). Abordagens que afirmam que seu registro será cancelado “hoje” ou “amanhã” se você não pagar agora são falsas.
- Cobrança via WhatsApp pessoal: o envio do boleto oficial da anuidade 2026 será feito para o e-mail cadastrado. O CRP SP não faz cobranças por WhatsApp.
O que fazer ao identificar uma abordagem suspeita?
- Não realize pagamentos e não forneça dados pessoais ou senhas.
- Verifique seu cadastro: acesse a área restrita no site oficial para conferir se há débitos reais e se seu e-mail está atualizado para receber a guia correta.
- Adicione o domínio confiável: configure seu e-mail para aceitar mensagens de @crpsp.org.br e @crp-sp.org.br para evitar que o boleto oficial caia na caixa de spam.
- Denuncie: em caso de tentativa de golpe, registre um boletim de ocorrência e avise o CRP SP pelos canais oficiais.
Orientamos que psicólogas e psicólogos compartilhem este alerta com colegas de profissão. A informação correta é a melhor prevenção.
#ParaTodosVerem
Card em tons de vermelho com a imagem de um ponto de exclamação na cor branca. Letreiro: “Alerta! Tentativa de golpe por telefone em nome do CRP SP”. Na parte inferior a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)