Notícias


Oficinas nas subsedes do CRP avançam na construção das ações regionais para 2020


Publicado em: 28 de janeiro de 2020

As subsedes de Alto Tietê e Sorocaba do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo inauguraram, no último fim de semana, a rodada de oficinas de planejamento que acontecerá até o dia 7 de março nas 11 subsedes do estado.

O objetivo dos encontros é traçar o plano de 2020 para cada subsede, que deve estar vinculado aos 19 resultados definidos pela gestão do XVI Plenário e, ainda, acrescentar novos resultados para as questões mais importantes dos territórios.

Descentralizar e interiorizar as ações do CRP SP faz parte dos princípios da atual gestão, baseados no diálogo, participação e parceria. “Há muito trabalho pela frente, mas ao mesmo tempo ele acontecerá com as pessoas organizadas, construindo juntas, e tendo um horizonte”, disse o conselheiro Rodrigo Toledo, que participou da oficina na subsede do Alto Tietê, no último sábado, dia 25 de janeiro.

Para elaborar o Plano de 2020, as oficinas das subsedes do Alto Tietê e Sorocaba reuniram a comissão gestora, as/os trabalhadoras/es e colaboradoras/es, alternando momentos de plenária e discussões em pequenos grupos.  Qual é a agenda prioritária do território? Quais resultados a subsede assume como compromisso a ser entregue em dezembro de 2020?

Além do compromisso com os resultados estaduais, as particularidades dos territórios também são matéria-prima para construção dos Planos da Subsedes para 2020. "As oficinas nas subsedes reconhecem a diversidade e complexidade de cada território e legítimam a autonomia das comissões gestoras e das psicólogas que colaboram e contribuem com o CRP SP", disse a conselheira Ivani Oliveira, que participou da oficina na subsede de Sorocaba, no domingo, dia 26.

A região do Alto Tietê é composta por 11 municípios que fazem parte da região metropolitana de São Paulo, tem 1,5 milhão de habitantes e foi inaugurada há pouco mais de um ano.  Já a subsede de Sorocaba abrange 79 cidades e desde a inauguração, em 2010, está envolvida na luta antimanicomial.

“Hoje temos concretamente essa tarefa. Vamos interiorizar, vamos trazer pra cá ações, respondendo às nossas necessidades regionais”, disse a conselheira Ione Xavier.


Termos relevantes
subsedes oficinas ações regionais