Notícias


CRP SP recomenda ao Governo do Estado de São Paulo a adoção de medidas de saúde mental, proteção social e geração de trabalho e renda na pandemia


Publicado em: 24 de junho de 2020

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) em suas atribuições legais previstas na Lei Federal N. 5.766/1971, de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional de psicólogas/os e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, analisa, avalia e recomenda um conjunto de medidas para o desenvolvimento de políticas públicas de proteção social e saúde mental.

Desta forma, reafirmamos a importância de Plano de Contingência do Estado de São Paulo para o enfrentamento do novo Coronavírus. A atuação na identificação, notificação, investigação e manejo são fundamentais para o controle e enfrentamento da conjuntura pandêmica do país, no entanto, compreendemos que deve ser também considerada a dimensão psicossocial das pessoas afetadas, direta e indiretamente pelo avanço do COVID-19.

Diante disto, encaminhamos ao Governador do Estado de São Paulo, João Dória, um ofício referente ao Plano de Contingência do Estado de São Paulo, no qual levantamos dados, recomendações e orientações das principais entidades de saúde (OMS e ONU), para destacar que esse plano de contingência atual não enfatiza as medidas necessárias para proteção social, assistência social, saúde mental e geração de trabalho e renda. Esses dados da OMS e da ONU, indicam os efeitos secundários da pandemia do COVID-19 relacionados a saúde mental.

Neste documento, sugerimos a criação de um comitê técnico para discutir essas questões, ofertando um conjunto de medidas a serem realizadas, e também a necessidade de contratação de profissionais de saúde mental para somar à RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), à Assistência Social e às iniciativas de geração de trabalho e renda, no combate aos efeitos do coronavírus.

Clique aqui e leia o ofício completo

A Psicologia é para todo mundo. E se faz com Direitos Humanos!


Termos relevantes
pandemia