Notícias


CRP SP lança a cartilha "Olhares - A Violência Policial no Cotidiano das/os Psicólogas/os nas Políticas Públicas"


Publicado em: 7 de agosto de 2020

Como psicólogas e psicólogos, temos um dever ético-político de enfrentar as desigualdades sociais, explicitar as formas de violência e a consequente produção de sofrimento psíquico oriundo das distintas manifestações da violência praticada pelo Estado. Nosso Código de Ética profissional prevê uma atuação crítica e responsável, visando a desnaturalização das situações de violência, opressão e abuso de poder. 

A violência policial é a expressão mais direta da violência de Estado. Na história recente de nosso país vivenciamos inúmeras situações emblemáticas fruto da violência policial cruzada ao etarismo, capacitismo, machismo, racismo e classismo. Diante das profundas mazelas físicas e simbólicas nas vidas das vítimas de violência de Estado, nos perguntamos sobre o compromisso social da Psicologia e das instituições no desenvolvimento de ações de proteção e defesa de direitos sociais, de viver com dignidade. 

A Psicologia, como ciência e profissão, muito tem a colaborar com estratégias e ferramentas de acolhimento psíquico, de ressignificação de dores e relações que são subalternizadas a partir de mecanismos de opressão e violência. Se não está nas mãos de psicólogas/os a superação da violência de Estado, nos cabe esmiuçar as relações objetivas e subjetivas que sustentam tais mecanismos. 

Por isso, o CRP SP convidou psicólogas e psicólogos atuantes em equipamentos de diferentes políticas públicas para participar da construção de uma cartilha de orientação sobre violência policial, a partir de sua vivência cotidiana deste problema. O resultado pode ser conferido aqui

Para promover o lançamento deste material, convidamos a categoria e a sociedade para a live "Da violência de Estado à violência policial: uma questão para a Psicologia - Lançamento da Cartilha Olhares - A Violência Policial no Cotidiano das/os Psicólogas/os nas Políticas Públicas", que busca trazer olhares diversos sobre uma questão tão urgente em nossa sociedade.