Notícias


5 de setembro - Dia Internacional da Mulher Indígena


Publicado em: 5 de setembro de 2020

Instituído em 1983, durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América - em Tihuanacu, na Bolívia -, no dia 5 de setembro é celebrado o Dia Internacional da Mulher Indígena. Essa data foi escolhida em homenagem à Bartolina Sisa, “uma mulher quéchua, esquartejada pelas forças realistas durante a rebelião anticolonial de Túpaj Katari, no Alto Peru".

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo vem, nesta data, prestar homenagem à todas as mulheres indígenas que são símbolos de resistência. Nesta data, aproveitamos para chamar atenção para a necessidade do debate sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil, as violências sistemáticas que sofrem, os retrocessos nas políticas de demarcação de terras e, dentre tantos outros, os impactos psicológicos do apagamento de suas culturas, saberes e tradições.

Lembramos, também, o dever da/o psicóloga/o no combate a todo tipo de violência, conforme determinam os Princípios Fundamentais do Código de Ética da/o Psicóloga/o, que dizem expressamente que a prática da Psicologia deve ser pautada na defesa dos direitos humanos, pela valorização a liberdade, dignidade, igualdade e integridade.

Quando falamos em mulheres indígenas, essas questões se potencializam e faz-se necessária a reflexão sobre o sofrimento psíquico destas mulheres, de suas lutas e conquistas, tal como nas postulações de políticas públicas. Na Psicologia, precisamos pensar, discutir e propor ações, conhecimentos e métodos que levem em consideração as diversas questões que envolvem as mulheres indígenas no Brasil, tanto enquanto mulheres quanto enquanto indígenas.

Diante disso, convidamos as psicólogas e os psicólogos a conhecerem o livro "Povos Indígenas e Psicologia - A Procura do Bem Viver", publicado em 2016, e se colocarem na linha de frente, junto com o CRP SP, pela luta das mulheres indígenas e seus povos, pela promoção de políticas públicas urgentes, como a demarcação de terras e valorização de suas culturas e saberes, tal como o reconhecimento da importância de suas lutas para a nossa sociedade.