Notícias


16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres


Publicado em: 12 de dezembro de 2020

Nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o CRP SP ouviu e retratou mulheres que, corajosamente, olharam para a câmera e abriram as suas histórias. 

Elânia, Bruna, Amelinha, Fernanda, Vanuza e Rute são como todas nós, mulheres com trajetórias e subjetividades próprias e com um eixo em comum: são mulheres, e isso diz muito em nossa sociedade. 

Para que essas constituições de ser “mulher” signifiquem cada vez mais pluralidade, dignidade, respeito, potencialidades e igualdade de oportunidades e direitos, é que estivemos juntas e juntos nesses 16 Dias. Debatendo e encarando de frente um tema longe de ser “agradável”, ou fácil e que, por vezes, ativa sofrimentos. 

Na escuta e em nossos cotidianos, como profissionais da Psicologia, testemunhamos as muitas violências que recaem sobre as mulheres. Assim como também somos nós, psicólogas mulheres, mães, avós, sem filhas e filhos, jovens, idosas, gordas, magras, com deficiência, brancas, negras, cis, trans, héteras, lésbicas, bissexuais etc; também sujeitas às muitas violências e impedimentos pelo fato de estarmos localizadas no que, durante muito tempo, foi considerado o “segundo sexo”.

É compromisso ético falar sobre as violências de gênero e assumi-las por o que realmente são: um fator estruturante de nossa cultura, que molda e atravessa a todas e todos nós. Precisamos estar atentas e fortalecer as redes de apoio, as políticas públicas e o entendimento da sociedade sobre estas questões.

Agradecemos a disposição e a generosidade de todas e todos que estiverem conosco nestes 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Convidamos a recapitular, em nossas redes sociais e site, os relatos de Elânia, Bruna, Fernanda, Rute, Amelinha e Vanuza, personagens retratadas em nossa série que, assim como todas as mulheres, têm muito a relatar.

As lutas continuam. A Psicologia se faz em defesa de todas as  mulheres.

#PsicologiaEmDefesaDeTodasAsMulheres #RetratosCRPSP #16dias #OndeVocêEstáQueNãoMeVê? #SomosNossaExistência #UNASE #PinteOMundoDeLaranja #FiqueEmCasa #usemascara

#PraTodosVerem: nesta publicação, há um card com a identidade visual da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” cujo fundo é em tons de laranja, com textura de tecido levemente amassado, a ilustração de uma mulher olhando para a tela, pinceladas também em tons de laranja e o logo da campanha roxo e branco.