Notícias


19 de abril - Dia do Indígena


Publicado em: 19 de abril de 2021

Neste 19 de abril, Dia do Indígena, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo indica e reitera a necessidade de articulação constante de toda a sociedade para identificação das urgentes demandas dos povos indígenas brasileiros e se coloca na defesa desta luta, pela dignidade, saúde e vacinação no contexto da pandemia, e pelas políticas públicas de garantia de direitos historicamente negados a esta população, como a demarcação de territórios, a luta pela reforma agrária e a preservação de suas culturas, além do acesso a programas e serviços públicos.

O atual contexto psico-político no Brasil tem atingido a população brasileira em diversos aspectos de suas vidas. Estamos nos aproximando de 400 mil mortos por Covid-19 em um processo que vem sendo apontado por muitos especialistas como um genocídio em curso. 

Soma-se a isso, uma crise econômica produzida pelos descalabros das políticas do Governo Federal, personificadas na figura do presidente da República. A subsistência com mínimas condições de alimentação e abrigo tem sido retirada de milhões de cidadãs e cidadãos brasileiros todos os dias. 

Essa situação não é, porém, homogênea. Há grupos onde a violência política se expressa ainda com maior vigor. Estabelecida a partir do racismo estrutural que dá corpo à sociedade brasileira, negros e indígenas são alvos primordiais da atual política de genocídio, assim como as populações tradicionais e os povos do campo. 

O CRP SP se solidariza e se soma a essas populações em suas lutas históricas. A psicologia brasileira reconhece a importância e a magnitude dessas populações e de seus conhecimentos constituídos em sua resistência e construção do bem viver. Temos muito que aprender e dividir com o conjunto dessas populações. 

Basta de genocídio! Punição exemplar a todas e todos responsáveis! 

Para nós, psicólogas e psicólogos, fica a importância de lembrarmos que a Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul e vermelho e, ao fundo, listras e pontos nestas mesmas cores. Na parte superior direita, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, a ilustração de braços de pessoas e materiais escolares.