Notícias


17 de maio - Dia Internacional de Luta Contra a LGBTQIA+fobia


Publicado em: 17 de maio de 2021

O 17 de maio ficou marcado para a comunidade LGBTQIA+, pois foi nessa data, em 1990, que a homossexualidade, erroneamente chamada de “homossexualismo”, foi retirada da lista de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, os movimentos sociais passaram a se apropriar dessa data para transformá-la em um símbolo de luta contra a LGBTQIA+fobia em todo o mundo.

Historicamente, a população LGBTQIA+ sofreu com a opressão de uma sociedade conservadora, machista e heteronormativa no mundo todo, e, no Brasil, não era e não é diferente. Desde que se tem histórico da população LGBTQIA+ em nosso País, sabemos que as pessoas tinham que se ater a guetos ou ficar trancadas em seus “armários” temendo pela própria vida. Ser e se assumir LGBTQIA+ no Brasil era perder a dignidade, a humanidade e toda subjetividade. Ser tratado às margens da sociedade era o que restava para quem “ousasse” ser diferente do que a heteronormatividade impunha naqueles tempos.

Por meio de muitas lutas ao longo dos anos, a população LGBTQIA+ fez valer os seus direitos, se apropriou do seu lugar de fala e passou a denunciar décadas de violências, não aceitando mais as violações de direitos impostas por práticas retrógradas e desumanas. Nesse sentido, e na vanguarda dos Direitos Humanos, a Psicologia sempre foi uma importante aliada na defesa intransigente de direitos, incluindo os das pessoas LGBTQIA+. Como, por exemplo, por meio da Resolução 01/1999, que "Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual", e da Resolução 01/2018, que “Estabelece normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis”. Além disso, elaborando inúmeras publicações orientando o exercício profissional da categoria no que tange a temática e colaborando para a informação da sociedade.

Diante de uma conjuntura política nacional em que atos violentos contra a pessoa LGBTQIA+ são encorajados por figuras e autoridades públicas, chama a atenção a necessidade urgente da proteção contra quaisquer formas de violência. Em um cenário em que, diariamente, ao menos uma pessoa LBGTQIA+ morre vítima de homicídio, a maior preocupação é com a preservação da vida, no entendimento de que “todas as vidas importam”.

Reconhecendo o símbolo que representa o 17 de maio para a população LGBTQIA+, mais uma vez a Psicologia vem reforçar a importância do combate à LGBTQIA+fobia, atentando-se não só para os nossos espaços, mas para toda a sociedade, não sendo conivente, não se omitindo e denunciando sistematicamente toda e qualquer violação de direitos. Lutar contra a LGBTQIA+fobia é lutar pelos Direitos Humanos, dever esse expresso no cerne da Psicologia.

Afinal, a Psicologia é todo mundo e se faz com Direitos Humanos!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul e rosa e, ao fundo, listras e pontos nestas mesmas cores. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, a ilustração de 5 pessoas diversas e, ao fundo, uma bandeira do orgulho LGBT e do orgulho trans, e punhos cerrados.


Termos relevantes
psicologia LGBTQIA+