Notícias


Projeções pela Luta Antimanicomial chegam a São José do Rio Preto


Publicado em: 25 de fevereiro de 2022

A noite desta quinta-feira (24 de fevereiro) foi a vez do município de São José do Rio Preto receber as projeções da campanha “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS antimanicomial” do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. A fachada escolhida foi a do Paço Municipal de São José do Rio Preto, na Avenida Alberto Andaló, 3030, Centro.

Mesmo quem passou de longe teve a oportunidade de ver frases como “Meu lugar é em todo lugar” e “A mão de quem luta também cuida”. A prefeitura esteve envolvida no processo, ativando o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, que promoveu oficinas para as/os usuárias/os com o objetivo de produzir materiais na temática da saúde mental. Os registros das oficinas foram exibidos na instalação. 

“A lógica manicomial serve apenas para aniquilar todo tipo de população, especialmente as populações LGBT, negra e trans. População essa que dia a dia é encarcerada, é assassinada em um país que vive um retrocesso”, disse Ana Carolina Ferreira, 37 anos, presente no local junto a um grupo que mobilizou gritos de guerra pedindo uma sociedade livre de manicômios. 

São José do Rio Preto e região e a Luta Antimanicomial

A Subsede São José do Rio Preto do CRP SP sempre esteve compromissada não só com a Luta Antimanicomial, mas com todas e quaisquer pautas dos Diretos Humanos que desejem possibilitar uma saúde mental pública, gratuita, contrária às lógicas que possam ferir o cuidado em liberdade e a individualidade de cada pessoa. 

Para a psicóloga (06/62690) e gerente de Saúde Mental da prefeitura de Rio Preto, Daniela Terada, as pautas sobre defesa dos direitos em saúde mental  são extremamente importantes para a região e ainda precisam ser discutidas: “Mais do que nunca, pensando nas pessoas com problemas decorrentes de álcool e outras drogas, vivemos um novo movimento manicomial, voltado para esta população, como clínicas clandestinas. Nossa cidade, infelizmente, ainda tem vários estabelecimentos privados com esse perfil”, relata Terada. 

Os seguimentos privados, para Daniela Terada, são de fato o maior drama enfrentado atualmente, por isto, lutar por um espaço público que respeite o direito das pessoas, especialmente das que sofrem mais exclusão e estigma, é um movimento urgente. 

Série de projeções “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial!” 

A Luta Antimanicomial é um processo histórico das pessoas em sofrimento mental e das/os profissionais da saúde pela garantia dos Direitos Humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade. Esse movimento nasce da necessidade de banir o modelo institucionalizado de atenção à saúde mental, pautado por práticas assistenciais violentas e excludentes. 

A partir da evolução do movimento e as profundas discussões respaldadas pela ciência, teve início, no Brasil, em meados dos anos 1980, a Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de denunciar as violações de direitos e principalmente de construir uma política pública de cuidado em liberdade, consolidada por uma rede de serviços e estratégias comunitárias pautada pela solidariedade e inclusão.

Calendário das ações:
10/03 Suzano 
31/03 Ribeirão Preto 
29/04   Baixada Santista
18/05 São Paulo 
Demais regiões: Em breve!

Fique atenta/o aos nossos canais para mais informações, não se esqueça de utilizar a hashtag #PorUmSUSantimanicomial e de marcar o @crp_sp em suas publicações! 

#PraTodosVerem: nesta publicação há doze fotos da projeção realizada na Prefeitura de Sâo José do Rio Preto, com as mensagens "mais respeito, menos grades", "mais respeito, menos exclusão", "mais saúde, menos doença", "saúde mental se faz com o povo. por um sus antimanicomial", "meu lugar é em todo lugar", "respeito, acolhimento, liberdade, saúde mental", "a mão de quem cuida também luta". Em algumas das fotos também há pessoas reunidas em frente à projeção, segurando cartazes sobre a luta antimanicomial.