Notícias


17 de Maio – Dia Internacional de Luta contra a LGBTQIA+fobia


Publicado em: 17 de maio de 2022

17 de Maio representa o Dia Internacional de Luta contra a LGBT+fobia, em referência à retirada da homossexualidade até então erroneamente chamada “homossexualismo” da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1990. A data tem importância histórica e política ao rememorar, em âmbito internacional, a luta pela garantia dos direitos da comunidade LGBTQIA+ e pelo combate a toda e qualquer forma de violência e discriminação a esta população. 

Vale lembrar que os Conselhos de Psicologia têm lutado, desde longa data, pela garantia dos Direitos Humanos e por uma atuação ética e não discriminatória, patologizante ou opressiva às pessoas LGBTQIA+. 

Citamos, como exemplo, as normativas do Conselho Federal de Psicologia sobre o assunto, como a Resolução CFP N.° 001/99, que estabelece normas de atuação em relação à questão da orientação sexual, e a Resolução CFP N.º 01/2018, que estabelece normas de atuação em relação às pessoas transexuais e travestis. 

Em âmbito estadual, pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, citamos o "Documento de Orientação CRP 06: a atuação profissional das psicólogas, psicólogues e psicólogos no atendimento à população bissexual", o "Manifesto sobre o Uso da Linguagem Neutra do CRP SP" e diversas outras ações e eventos sobre o tema.

Assim, diante da relevância do assunto, a Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas (CDHPP) entrevistou Carú Seabra, psicólogo (CRP 06/136173) e coordenador do projeto Acolhe LGBT+, que tem como proposta promover cuidado em saúde mental e de qualidade para pessoas LGBTQIA+, conectando-as com profissionais voluntáries/as/os da Psicologia. Clique aqui e acesse a entrevista na íntegra.

#PraTodosVerem: card de fundo azul e, no centro, a foto de Carú de Paula, homem de cabelos longos e ondulados, veste uma camisa branca, blusa bege e óculos.