Notícias


04 de Maio – Dia Mundial da Saúde Mental Materna


Publicado em: 4 de maio de 2022

A chegada de uma gravidez desejada, voluntária e socialmente amparada tem potencial de ser um momento de plenitude e felicidade. Esse momento também pode vir repleto de transformações físicas, sociais e emocionais que precisam de atenção e cuidados. Dadas estas considerações e a iniciativa da Global Alliance for Maternal Mental Health, a primeira quarta-feira de maio foi instituída como o Dia Mundial da Saúde Mental Materna. Se fortalecendo no Brasil, desde 2021, mediante impacto da pandemia de covid-19, foi também instituída a Campanha Maio Furta-cor.

Gravidez, parto e puerpério são os períodos mais delicados para adoecimentos mentais da pessoa gestante. Cuidar da saúde mental de quem está gestando é também cuidar do desenvolvimento integral de sua/seu bebê. O que temos acompanhado é um aumento alarmante nos casos de depressão, de ansiedade e, infelizmente, de suicídio relacionados à gravidez. O World Maternal Mental Health Day realizou pesquisa com mulheres mães e constatou que uma a cada cinco mulheres experimentam algum tipo de sofrimento durante esse período.

O intuito dessas campanhas é de sensibilizar e conscientizar sobre os riscos e impactos durante todo o ciclo gravídico puerperal, incentivar discussões que dialoguem com a causa, encorajar mudanças culturais e estruturais, reivindicar garantias de direitos e Políticas Públicas que contemplem esta população. No entanto, o CRP SP compreende que devemos ampliar o escopo das discussões, campanhas, Políticas Públicas e pesquisas referentes à gestação e maternagem, visto a possibilidade de diferentes corpos e identidades gestarem e exercerem a parentalidade, compreendendo a possibilidade de pessoas não binárias e transmasculinas de gestarem e experienciar transformações físicas, sociais e emocionais que também precisam de atenção, cuidado e articulação intersetorial. 

Só é possível mudar o mundo cuidando de quem cuida. Que em maio e em todos os meses do ano, possamos nos abrir a esta causa e construir uma sociedade baseada no respeito a todas as formas de maternar.

O CRP SP reitera seu compromisso ético-político com o cuidado às inúmeras maneiras de exercer a maternagem e indica a leitura do “Caderno de orientações do CRP-MG e CRP SP sobre a atuação de psicólogas/os com mulheres/mães e suas/seus filhas/os em situação de vulnerabilidade diversas”.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo em tons de cinza e verde. Dentro de um círculo, a ilustração de uma pessoa gestante segurando uma criança.


Termos relevantes
direitos humanos