Notícias


CRP SP participa de encontro do Conselho Nacional Popular LGBTI+ e assina resolução sobre bissexualidades e orientações não monossexuais


Publicado em: 17 de maio de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo participou do encontro nacional organizado pelo Conselho Nacional Popular LGBTI+ em ocasião da assinatura da resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre a temática das bissexualidades e demais orientações não monossexuais.

O evento aconteceu entre os dias 15 e 17 de maio e contou com as presenças de representantes do Sistema Conselhos de Psicologia e de outras instituições e movimentos sociais.

Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, presidenta do CFP, e Ivani Francisco de Oliveira, presidenta do CRP SP, abordaram o compromisso histórico do Sistema Conselhos de Psicologia na luta contra a LBGTQIA+fobia e a importância das resoluções anteriores sobre atendimento às pessoas homossexuais e transexuais.

Também estiveram presentes a conselheira do CFP e coordenadora do grupo de trabalho da APAF responsável pela minuta da resolução sobre bissexualidades, Alessandra Almeida; Fernanda Coelho, representante do Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas (Coletivo BIL); Dani Vas, do Bi-Sides, que falaram sobre o diálogo constante do CFP com os movimentos LGBTQIA+ e o processo de construção da resolução.

Céu Cavalcanti, representante do CFP junto ao Conselho Nacional Popular LGBTI+, afirmou a importância de fortalecermos a transversalidade das pautas LGBTQIA+ e sobre a necessidade de apoio dos movimentos para a formação qualificada da categoria de psicólogas/os.

A Resolução CFP N.º 8, de 17 de maio de 2022, que estabelece normas de atuação para profissionais da Psicologia em relação às bissexualidades e demais orientações não monossexuais foi discutida na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), do Sistema Conselhos de Psicologia, nos dias 29 e 30 de abril de 2022.

#PraTodosVerem: nesta publicação, há um card de fundo branco e moldura nas cores azul e amarela. No centro, está o logo da editoria CRP SP Articula, com a ilustração de três pontos conectados, e uma foto do encontro nacional do Conselho Nacional Popular LGBTI+.